Ceará - Membro da ilustre família Sousa Carvalho prestigia festa dos 60 anos do Patronato em Ipu

As comemorações dos 60 anos do Patronato de Ipu contaram com a presença de um ilustre membro da família Sousa Carvalho, o Senhor Guilherme Carvalho Vidigal. O neto do ipuense Nilo Carvalho tem sempre mantido uma forte ligação com as irmãs de São Vicente de Paulo que dirigem a instituição. Dr. Guilherme já visitou a cidade várias vezes e assim como seus avós é também focado em ações de assistência social, pretendendo ele encampar novos projetos com as irmãs vicentinas, as quais afirma que mantém uma relação de confiabilidade irrefutável.

Dr. Guilherme Carvalho e aulos vicentinos
A minha geração de ipuenses não viu nada comparável com o legado deixado pela família Sousa Carvalho à Terra de Iracema. Os irmãos Nilo Carvalho e Milton Carvalho, empresários de sucesso no Sudeste do país e imbuídos de um sentimento altruístas e de amor ao seu torrão, resolveram atender no final da década de 1940 os pedidos do Monsenhor Morais para que os mesmos fossem os patronos na montagem de uma estrutura de ensino e assistência social.
.
Irmã Iraci, Dr. Guilherme Carvalho, prof. KT e Irmã Helena
Os Carvalhos doaram valores que nos dias atuais corresponderiam a milhões de reais para a construção do Patronato que leva o nome dos seus provedores, bem como doaram terrenos, fazendas e até um automóvel para a paróquia viabilizar suas ações.
.
Fonte: KT

Genealogia da família Souza Carvalho

Este ramo da família teve origem no Estado do Ceará com o casamento de CÂNDIDO JOSÉ DE CARVALHO com FRANCISCA ISABEL DE SOUZA, em 1860. Candido José era filho de José Bemvenuto de Carvalho, e neto do português José Ignácio de Carvalho o qual desposara em Granja - Ce uma moça da família Brito e Passos. Francisca Isabel, nascida em 15 de maio de 1836 e falecida em 18 de outubro de 1926, filha do Cel. Felix José de Souza e Dona Isabel Rodrigues Farias, e tetra neta de Nicácio de Aguiar de Oliveira Júnior, patriarca da família Souza Oliveira, do Ceará e Rio Grande do Norte. Entre os seus descendentes destacam-se os filhos Coronel José Cândido de Souza Carvalho, abastado e importante comerciante no Ceará e Rio de Janeiro, por seu prestigio político ocupou no Governo de Justiniano de Serpa a Vice-Presidência do Estado do Ceará; Desembargador Felix Cândido de Souza Carvalho, que ocupou a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará no biênio 1928/1930, exerceu também a função de Secretário dos Negócios da Justiça no governo do Dr. Nogueira Acioli. Os netos Milton de Souza Carvalho, comerciante no Rio de Janeiro e Deputado Federal da bancada classista; Raul de Souza Carvalho, magistrado e Deputado Estadual; Nilo de Souza Carvalho, comerciante e Capitalista em São Paulo. Obisneto Jornalista Tancredo de Souza Carvalho Filho, que ocupou as seguintes funções: Secretario de Imprensa do Governo César Cals, Assessor de Imprensa do Ministério das Minas e Energia, editor do jornal O Povo e correspondente da Revista Veja no Ceará.

.
Fonte: Genealogy
Compartilhar no G+