Alimentos que não deixam a barriga crescer: veja a lista

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Se ter uma barriga chapada não é fácil, evitar que ela cresça é perfeitamente possível. Basta evitar os alimentos que estimulam uma grande produção de insulina pelo pâncreas. Eles são os maiores responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal e levam ao desenvolvimento da resistência à insulina. Essa resistência à insulina, por sua vez, pode levar ao diabetes.

A insulina é um hormônio fundamental para colocar a glicose dentro da célula para produzir energia, entretanto quando produzido em excesso vai causar um desequilíbrio no organismo: vai fazer lipogênese (produção de gordura) na região abdominal e também vai aumentar o hormônio do apetite (grelina) além de diminuir o hormônio da saciedade (leptina), o que aumenta a compulsão alimentar.

Então veja os alimentos que devem ser evitados e a seguir os que devem ser consumidos para preparar sua barriga para o próximo verão.


Alimentos que aumentam a gordura abdominal

– Carboidrato de alto índice glicêmico (farinha branca refinada e seus derivados, açúcar, e doces em geral), porque necessitam de muita insulina;

– Carboidrato de alto e baixo índice glicêmico em quantidade exagerada numa mesma refeição, pois produz excesso de insulina;

– Gordura trans (biscoito recheado, pipoca de microondas, bolo industrializado, etc.);

– Gordura saturada em excesso (carnes gordas, pele de frango, salame, linguiça, manteiga, bacon, etc.).


Alimentos que não aumentam a gordura abdominal

– Carboidrato de baixo índice glicêmico em quantidade moderada (pão integral, hortaliças, frutas, cereais integrais, grãos, etc.) produz nível adequado de insulina;

– Gordura monoinsaturada em quantidade moderada (azeite de oliva extra-virgem, amêndoa, castanhas, nozes, etc.);

– Gordura poli-insaturada em quantidade moderada (salmão, atum, sardinha, chia, linhaça, etc.);

– Antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, betacaroteno, licopeno, antocianina, flavonoides, etc.). A gordura abdominal produz citocinas (substâncias inflamatórias) que oxidam as células e os antioxidantes vão protegê-las.


Fontes de Antioxidantes

– Vitamina C (laranja, tangerina, abacaxi, morango, vegetal verde escuro, etc.);

– Vitamina E (azeite de oliva, óleo vegetal, oleaginosas, abacate, etc.);

– Selênio (castanha do Pará, uma grande fonte);

– Zinco (nozes, frango, feijão, etc.);

– Betacaroteno (cenoura, mamão, abóbora, vegetal verde escuro, etc.);

– Licopeno (tomate, melancia, goiaba, etc.);

– Antocianina (açaí, berinjela, cebola roxa, repolho roxo, etc.);

– Flavonoides (uva, cebola, chá verde, cacau, etc.).

Com informações do Estrategia Excelência

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