Não é só a malhação! Conheça os alimentos que ajudam a turbinar o corpo

Além de proteínas, vitaminas e carboidratos também colaboram com a rigidez muscular.


Abdômen definido, pernas torneadas e braços rígidos. Musculatura em dia é o sonho de muita gente. Mas para que o resultado apareça, além da prática de exercícios, é necessário adotar uma alimentação adequada.

De acordo com o nutricionista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Murilo Dáttilo, uma dieta rica em proteínas é essencial no processo.

Carnes, leites e derivados, soja, feijão, ervilha, quinoa e ovo são ótimas fontes. Viu só? Não é só malhação, não! Famosas como Gracyanne Barbosa, Juju Salimeni, Scheila Carvalho e Viviane Araújo apostam em uma dieta assim!


Segundo o nutricionista, a quinoa é um aliado protéico e rico em vitamina C, que ajuda a reparar os danos e estresse causado pelos exercícios físicos. Essa reparação faz com que os músculos trabalhados se fortifiquem.

— Estes alimentos são as fontes de energia. Sem os carboidratos, o organismo suga energia das proteínas presentes no músculo. Isso pode contribuir para deixar o corpo flácido.

É comum ver as famosas acima comendo claras de ovo. Este é um ótimo alimento para enrijecer a musculatura, pois é rico em albumina, proteína de alto valor biológico, de acordo com o nutricionista Murilo Dáttilo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O feijão também é um aliado na hora de tornear os músculos. O grão é rico em proteínas vegetais, ferro e sais minerais.

As vitaminas também auxiliam na reparação do músculo após sofrer um desgaste, como explica Dáttilo.

— A vitamina C é uma ótima opção, pois ela atua como antioxidante e ajuda na formação do colágeno.

Frutas cítricas, como laranja, limão e abacaxi, são fontes ricas em vitamina C e ótimas para a musculatura.

Os carboidratos também são importantes na hora de tonificar os músculos. Apesar de não agirem diretamente no enrijecimento, eles fornecem energia na hora de malhar. Pães, bolachas e massas são ótimas opções. Mas atenção: prefira a versão integral à refinada!

A soja, sempre presente na lista dos ingredientes saudáveis, também é uma ótima opção de proteína vegetal.

Carnes são as principais fontes de proteína animal. Mas a pele do frango e a gordura bovina devem ser retiradas da alimentação.

Leite e derivados também são ótimas fontes protéicas. As proteínas são constituídas de aminoácidos, um dos responsáveis por fortalecer os tecidos musculares.

Dúvida frequente de quem pratica exercícios, o nutricionista lembra ainda a importância de ingerir proteínas após a prática de exercícios.

— Apesar de o músculo ser estimulado durante o treino, somente depois de se recuperar ele irá enrijecer.

Consumidos logo após o treino, os suplementos de proteína também são recomendados. Eles são indicados principalmente para quem quer tonificar a musculatura de forma rápida.

Fonte: R7


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