Ipu só de boa, mas outras prefeituras do Ceará estão quebradas e correm para fechar as contas


Ao todo foram mais de 20 dívidas totalmente quitadas... O Prefeito de Ipu, Carlos Sérgio Rufino Moreira (PCdoB), anunciou nesta quinta-feira (19/12) que após anos de inadimplência da prefeitura, o município fechará o ano de 2013 totalmente adimplente com as contas públicas.

O modelo de administração pública implantado por Sérgio Rufino deu certo... conseguindo algo que parecia impossível para o prefeito que pegou o município com inúmeras e variadas inadimplências, heranças deixadas por ex-gestores, principalmente pelo o ex-prefeito. Assim Ipu fechará o ano de 2013 com suas contas totalmente em dia, algo inédito para o município.

As Prefeituras com inadimplências... têm seus recursos bloqueados e o governo federal não libera as verbas enquanto as dividas não forem sanadas. O bloqueio é tão severo, que existindo irregularidades, até mesmo os recursos de merenda escolar são bloqueados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Enquanto alguns dos novos prefeitos não se preocuparam... em sanar contas de ex-gestores ou dar continuidade aos projetos abandonados por administrações passadas, Sérgio Rufino, logo em seu primeiro ano, mostrou aos ipuenses como ter "Respeito e Transparência" com os recursos do povo. Os projetos incompletos e outros abandonados por ex-gestores estão sendo recuperados e concluídos.

Os ipuenses estão otimistas para 2014... e, com a vinda de mais recursos, são esperadas mais obras no próximo ano. Já na maioria dos outros municípios do Estado a situação é de crise que beira a falência total. Enquanto no município de Ipu não houve um único mês de atraso nos salários dos servidores em 2013, esse não foi o cenário em várias prefeituras cearenses onde os atrasados foi uma realidade.

O discurso preferido pela grande maioria dos gestores endividados... é falar em um reflexo da recente redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Também é costume usar a velha desculpa de que a responsabilidades são dos ex-prefeitos e do governo federal, mas em muitos casos, a culpa é dos atuais gestores que tiveram poucas ações para combater as inadimplências, pois o município de Ipu mostrou que mesmo em épocas de poucos recursos e uma severa estiagem pode ser possível sanar, por completo, as inadimplências.

O município de Ipu encontrou a saída... para a terrível crise que assola os municípios cearenses e diversos outros do país, tudo graças a uma mudança no modelo de administração pública que precisou de pulso forte para tomar as decisões adequadas e realizar ações necessárias, mesmos estas sendo "impopulares com o eleitorado", como no caso de ser obrigado a reduzir o valor gasto com a folha de servidores que deixava o município na condição inadimplente. Muitos gestores fizeram esse cenário ser inverso e o resultado é devastador, deixando em quase todo o Estado cearense as prefeituras completamente quebradas, num quadro de falência total.


GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA. OBRIGADO PELA VISITA!

FAÇA AQUI O SEU COMENTÁRIO NO FACEBOOK
Compartilhar no G+