Aprenda evitar gravidez pelo método do muco cervical

“Pode, explicar como funciona o método para evitar gravidez em que avalia o muco cervical. Estou muito interessada neste método.” (Symone Maria)

Trata-se de um método considerado simples e não excludentes, ou seja, qualquer mulher pode fazê-lo: tanto aquelas com ciclo regular quanto irregular, grávidas, lactantes, com baixa fertilidade ou em situações de estresse.

Symone, esse método (não é considerado método contraceptivo) é chamado de método de ovulação de Billings ou simplesmente MOB. Trata-se de um método considerado simples e não excludentes, ou seja, qualquer mulher pode fazê-lo: tanto aquelas com ciclo regular quanto irregular, grávidas, lactantes, com baixa fertilidade ou em situações de estresse. Sua eficácia gira em torno dos 97%, porém, não tem eficácia contra contágio de DST’s – Doença Sexualmente transmissíveis.

Alguns grupos religiosos, como por exemplo, os católicos, incentivam essa metodologia. Pois não gera ônus ao casal, além de permitir que a mulher conheça mais seu corpo, proporcionando maior interação entre o casal, tendo em vista que o ato de conceber ou não dependerá do consenso e conduta dos dois.

Vantagens: É simples de aprender e fácil de usar, não necessita de drogas ou dispositivos, pode ser usado em qualquer etapa da vida fértil da mulher.

Desvantagens: Não protege contra DST’s, mulheres que possuem problemas de saúde podem desencadear um aumento do muco vaginal, levando a uma avaliação errônea. Além disso, não há liberdade de manter relações sexuais em qualquer dia do mês.

Como funciona?

Baseia-se em evitar relações sexuais em determinados períodos de cada ciclo menstrual, através da observação da consistência do muco cervical. A mulher deve ficar atenta a presença e consistência desse muco, a partir do primeiro dia do início da menstruação. Logo após a menstruação, não há presença do muco, mas ele vai se formando ao decorrer dos dias. Inicialmente em pouca quantidade e mais líquido e depois, em maior quantidade e mais espesso. Quando esse último acontece, a mulher está próxima da ovulação. Nesse momento, a região vaginal está mais úmida e o muco tem aspecto semelhante a clara de ovo. Esse muco tem a finalidade de nutrir, proteger, selecionar e conduzir espermatozoides até as tubas uterinas. Nesse momento, a mulher está mais fértil e a relação sexual deve ser evitado, caso queiram evitar a gravidez ou ocorra a relação sexual, caso queira engravidar.

Como fazer?

Dias secos: Nos primeiros dias após o término da menstruação não há muco cervical perceptível, isso pode durar pelo menos 5 dias e já no final desta fase é possível ver um muco branco e bastante espesso, mas sem nenhuma elasticidade. Nesta fase, a mulher não está fértil, ou seja, não é possível engravidar.

Nesta fase, a mulher não está fértil, ou seja, não é possível engravidar. 

Dias semi-férteis (fase transicional): O muco começa a mudar a consistência se torna mais mole, com aparência cremosa, tem um pouco de elasticidade e é leitoso. A secreção é pegajosa. Este é o início do período fértil. Nesta fase, embora seja, mais difícil, já é possível engravidar.

Este é o início do período fértil. Nesta fase, embora seja, mais difícil, já é possível engravidar. 

Dias altamente férteis: O muco se torna semelhante a clara de ovo, tem bastante elasticidade e é bastante escorregadio. Pode haver alguns pontos de muco branco, mas o que manda é a viscosidade. A mulher se sente úmida nesta fase. Com o muco assim, a mulher está bastante fértil e poderá engravidar se tiver relações sexuais.

Com o muco assim, a mulher está bastante fértil e poderá engravidar se tiver relações sexuais. 

Depois desta fase o ciclo retorna para a fase transicional, seca e então menstruação. Um bom momento para verificar como está seu muco cervical é de manhã, logo depois da primeira urina.

Fonte: Diário de Biologia

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+