1º Encontro da Tradicional Família Mesquita em Santa Quitéria (CE)

À noite de Sábado dia 16 de Maio de 2015 foi marcada por muita emoção, amor e encontros.


A cidade de Santa Quitéria no interior do Ceará recebeu visita de muitos membros da família Mesquita, todos descendentes de Vicente Pinto de Mesquita.

O primeiro homenageado foi o primeiro filho, Joaquim Martins Mesquita. A festa começou na sexta-feira (15), quando os familiares já estavam chegando de caravanas e ficando sempre hospedados em casas de parentes como a residência de Luzardo, Anete Mesquita (viúva de Adalberto Mesquita, um dos filhos do homenageado), Digelma Mesquita, Socorro Mesquita, Aroldo Mesquita, Miguel Mesquita, Lourdes Mesquita (viúva de Egberto filho também do homenageado) e não mais cabendo alguns foram para hotéis da cidade.

À noite do sábado (16) começou com uma linda missa na igreja Matriz de Santa Quitéria que se encontra em festejos e lá foi aberto uma exceção para que fosse falado um pouco sobre a chegada da família à cidade que fundou Santa Quitéria e também doou o terreno e fez a construção da igreja onde se realizava mais uma novena de Santa Quitéria. As palavras foram lidas por um sobrinho de Joaquim Mesquita, o Dr Ivan Muniz de Mesquita.

Após a novena, os descendentes de Joaquim saíram em passeata acompanhando a banda de música até a CDL local onde realizou o grande encontro, causando assim emoção aos que viam a banda passar acompanhada de tantos vestidos com suas camisas onde tinha o brasão da família Mesquita.


Na entrada da festa já percebia-se todo o amor que a família em união fez a festa acontecer. Na entrada estava um totem de 1,70cm onde a imagem do homenageado causou emoção aos filhos ainda vivos que são apenas em número de sete: Francisco Mesquita (Belo), residente na fazenda Cupim, Tereza Mesquita, residente em Fortaleza, Madeirinha Mesquita, residente em Guaraciaba do Norte, Gladstone Mesquita, residente em Fortaleza, Gerardo Mesquita, residente em Fortaleza, Clea Mesquita, residente em Natal (RN) e Katia Mesquita, a única residente em Santa Quitéria. Dos sete filhos vivos apenas um não pôde comparecer.

Após a chegada dos familiares foi feita uma solenidade em que o Dr Ivan Mesquita e a Professora e escritora Silonildes Mesquita fizeram acontecer a tão linda homenagem. (abaixo será postado tudo que foi lido na festa).

Um jantar foi servido e após, a banda "outros toques" de Canindé fez com que todos caíssem na verdadeira alegria, festa e felicidade.


Familiares do Rio de Janeiro, Brasília, Maranhão, Fortaleza, Rio Grande do Norte, Nova Russas, Ipu, Guaraciaba, Canindé e demais cidades.... dançavam e se abraçavam como se estivessem todos os dias juntos sendo que muitos só vieram a se conhecer naquele momento.

O próximo encontro já está marcado para o dia 07 de Maio de 2016, onde será homenageado mais um filho de Vicente Pinto de Mesquita. A expectativas são de que se reuniram outros que não puderam comparecer e também os que participaram deste primeiro.

A organização do evento foi de: Soraya Mororó Barroso (tataraneta de Joaquim Mesquita), Germana Soares (neta de Joaquim) e Miguel Mesquita (bisneto de Joaquim). Como pode-se perceber nasceu dos mais jovens a realização desta grande festa em que fez com que várias gerações fossem aproximadas, recordadas e encontradas.

E assim começou o primeiro de muitos encontros que virão e marcarão a história de Santa Quitéria e da família Mesquita.

Confira as fotos do evento e de familiares Clicando Aqui

SANTA QUITÉRIA, 16 DE MAIO DE 2015
BREVE HISTÓRICO DA FAMÍLIA MESQUITA DE SANTA QUITÉRIA- CEARÁ E SUA ORIGEM
BIOGRAFIA DE JOAQUIM MESQUITA MARTINS
Por: IVAN MUNIZ DE MESQUITA

A HISTÓRIA DA FAMÍLIA MESQUITA SE CONFUNDE COM A DA CIDADE DE SANTA QUITÉRIA E COMEÇOU COM A CHEGADA A ESTAS PARAGENS DO SARGENTO-MOR JOÃO PINTO DE MESQUITA, ORIGINÁRIO DA REGIÃO DO MINHO, EM PORTUGAL, QUE COM SEU IRMÃO MANOEL SANTIAGO PINTO, VEIO RESIDIR NAS TERRAS QUE ADQUIRIRA POR SESMARIA NO RIO JACURUTU, SITUANDO ALI A SUA PRIMEIRA FAZENDA DE CRIAÇÃO DE GADO, NO CURSO MÉDIO DO RIO JACURUTU. JOÃO PINTO DE MESQUITA ERA UM AUTÊNTICO IMIGRANTE DO ALÉM-MAR. ERA UM HOMEM DA NOBREZA, POIS SEUS ANCESTRAIS VINHAM DE VELHAS CASAS NOBRES DE PORTUGAL E TINHAM BRASÕES BEM ANTIGOS. O SARGENTO-MOR JOÃO PINTO DE MESQUITA NASCEU EM 1702, NO ARCEBISPADO DE BRAGA – PROVÍNCIA DO MINHO – PORTUGAL E FALECEU EM 1782, TENDO SIDO SEPULTADO NA CAPELA DO RIACHO DOS GUIMARÃES – MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA. JOÃO PINTO DE MESQUITA, COGNOMINADO O “PATRIARCA DO JACURUTU”, ERA UM AUTÊNTICO IMIGRANTE PORTUGUÊS E UM DOS REPRESENTANTES DA NOBREZA DE ALÉM-MAR EM TERRITÓRIO NORDESTINO BRASILEIRO, EXERCENDO NO SEU MEIO A MAIS LARGA INFLUÊNCIA, DESTACANDO-SE DESDE CEDO EM POSIÇÕES OFICIAIS, SOCIAIS E POLÍTICAS, REALÇANDO PRESTÍGIO E RESPEITABILIDADE, TORNANDO-SE MERECEDOR DO TÍTULO DE “HOMEM BOM”, ÚNICO QUE PODIA ELEGER E SER ELEITO NO REGIME DAS ORDENAÇÕES. RICO DE TERRAS E REBANHOS, JOÃO PINTO DE MESQUITA DESFRUTARIA TAMBÉM DO QUE VINHA POR ACRÉSCIMO AOS CHAMADOS “HOMENS BONS” DO TEMPO: AS MERCÊS E OS CARGOS PÚBLICOS. ASSIM, EM ELEIÇÕES PROCEDIDAS NO SENADO DA CÂMARA (SIC) DA ANTIGA VILA DE FORTALEZA, FOI ELEITO, SUCESSIVAMENTE, NOS ANOS DE 1748, 1752, 1760 E 1764, PARA O CARGO DE JUIZ ORDINÁRIO DA RIBEIRA DO ACARAÚ. EM 17 DE MAIO DE 1765 O GOVERNADOR DA CAPITANIA DO CEARÁ, DISTINGUIU JOÃO PINTO DE MESQUITA COM O CARGO DE COMANDANTE GERAL DA FREGUESIA DE CAIÇARA (SOBRAL). O SARGENTO-MOR EXERCEU TAMBÉM AS FUNÇÕES DE MEMBRO E PRESIDENTE DO SENADO DA CÂMARA DA ANTIGA VILA DISTINTA E REAL DE SOBRAL E DE JUIZ-PRESIDENTE DA IMACULADA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA MESMA VILA (SOBRAL).

O FILHO DO SARGENTO-MOR, JOÃO DE MESQUITA PINTO FOI O FUNDADOR DA CIDADE DE SANTA QUITÉRIA, QUE ERA ANTES, A FAZENDA DENOMINADA CASCAVEL, HERDADA DO SEU PAI, JOÃO PINTO DE MESQUITA. AQUELE, DOOU UMA PARTE DE SUAS TERRAS PARA CONSTITUIÇÃO DO PATRIMÔNIO DA CAPELA QUE ALI ERIGIU COM O AUXÍLIO DOS IRMÃOS. EIS AÍ, AO QUE SE PODE INFERIR, A ORIGEM DA NOSSA BELÍSSIMA IGREJA MATRIZ DE SANTA QUITÉRIA.

OS DESCENDENTES DO “PATRIARCA DO JACURUTU”, COMO É DENOMINADO O VELHO COLONIZADOR PORTUGUÊS JOÃO PINTO DE MESQUITA, SE RELACIONARAM COM DIVERSAS FAMÍLIAS DA REGIÃO, TAIS COMO, OS MARTINS, OS MAGALHÃES BARBOSA DO CANINDÉ, E OS POMPEU MAGALHÃES, DE SOBRAL, DAS QUAIS SE ORIGINARAM DIVERSAS FIGURAS IMPORTANTES DO IMPÉRIO E DA REPÚBLICA, COMO O SENADOR THOMAZ POMPEU DE SOUZA BRASIL, COMENDADOR ANTÔNIO PINTO NOGUEIRA ACIOLY, SENADOR FRANCISCO DE PAULA PESSOA E MINISTRO MOACIR CATUNDA DE MESQUITA, DO ANTIGO TRIBUNAL FEDERAL DE RECURSOS, DENTRE OUTROS.

SEGUNDO NERTAN MACEDO[1], A FAMÍLIA PINTO DE MESQUITA, APESAR DE SUAS ORIGENS, É A QUE MAIS PROLIFEROU NO ENTRELAÇAMENTO CONSORCIAL COM OUTRAS, DE ORIGENS DIVERSAS, NO SEIO DAS QUAIS A UNIDADE CONSANGUÍNEA DA VELHA RAÇA PENINSULAR DOS ANCESTRAIS SE VAI PERPETUANDO PELO TEMPO AFORA, PROLONGANDO A ESTIRPE E CONSERVANDO A SUA TRADIÇÃO.

ASSIM, DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO A FAMÍLIA MESQUITA FOI SE TORNANDO CADA VEZ MAIS NUMEROSA E INFLUENTE NA POLÍTICA E NA ECONOMIA DE SANTA QUITÉRIA, BEM COMO EM OUTROS MUNICÍPIOS LINDEIROS, ACUMULANDO RIQUEZA E PRESTÍGIO PARA ESSE VERDADEIRO CLÃ, AO LONGO DOS TEMPOS.

ESTA SÍNTESE DA GÊNESE DA FAMÍLIA MESQUITA, NO ENTANTO, NÃO TEM A PRETENSÃO DE SE APROFUNDAR NA CRONOLOGIA E NA HISTÓRIA DA FAMÍLIA. AO CONTRÁRIO, PRECISA SER BREVE E PERFUNCTÓRIA, EM RAZÃO DA EXIGUIDADE DE TEMPO E, SOBRETUDO DO OBJETIVO QUE SE PRETENDE ATINGIR. PARA TANTO, FAREMOS LARGOS SALTOS NA HISTÓRIA DOS ANCESTRAIS DA FAMÍLIA DOS MESQUITA PINTO, PARA CHEGARMOS AO FINAL DO SÉCULO XIX, OU MAIS PRECISAMENTE,1886, QUANDO NASCEU O NOSSO HOMENAGEADO DE HOJE, O PATRIARCA DOS MESQUITA DAS RECENTES GERAÇÕES JOAQUIM MESQUITA MARTINS, QUE, É CLARO,PERTENCE À NUMEROSA DESCENDÊNCIA DO NOBRE DESBRAVADOR PORTUGUÊS EM TERRAS DO CEARÁ.A INFLUÊNCIA DO CLÃ DOS MESQUITA NAS ATIVIDADES POLÍTICA, SOCIAL E ECONÔMICA DE SANTA QUITÉRIA SEMPRE SE FEZ SENTIR AO LONGO DAS GERAÇÕES, COMO DE FATO, OCORRE ATÉ OS DIAS ATUAIS. E ISSO NÃO FOI DIFERENTE EM RELAÇÃO AO HOMENAGEADO DE HOJE, O ILUSTRE DESCENDENTE DO PATRIARCA DO JACURUTU, JOAQUIM MESQUITA MARTINS, HOMEM FORTE, HONRADO, SÉRIO, RESILIENTE E SÁBIO (ESTUDOU NA ESCOLA DA VIDA) NASCIDO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, TENDO VIVIDO ATÉ 1967.

CONHECENDO A FAMÍLIA DO HOMENAGEADO E A SUA HISTÓRIA PESSOAL DE VIDA

JOAQUIM MESQUITA MARTINS, FILHO DE VICENTE PINTO DE MESQUITA E MARIA FRANCISCA PINTO DE MESQUITA, NASCEU NA FAZENDA MASSAPÊ, PROPRIEDADE DE SEUS PAIS, NO MUNICÍPIO DE SANTA QUITERIA, SERTÃO DO CEARÁ, NO DIA 31/01/1886, SENDO O FILHO VARÃO PRIMOGÊNITO DO CASAL. DEPOIS FORAM CHEGANDO UM A UM DE SEUS IRMÃOS, SENDO ESTES: TEREZA MESQUITA MARTINS, RAIMUNDO MESQUITA MARTINS, SIMÃO MESQUITA MARTINS. CHEGANDO A ÔBITO SUA MÃE, SEU PAI CONTRAI NOVAS NÚPCIAS COM UMBELINA MAGALHÃES MESQUITA, COM ESTA TEVE MAIS CINCO FILHOS, SENDO ESTES: JOSÉ MESQUITA PINTO, JOÃO MESQUITA PINTO, NELSON MESQUITA PINTO, FRANCISCA MESQUITA MUNIZ E JOVELINA MESQUITA MAGALHÃES.

JOAQUIM MESQUITA MARTINS FOI CASADO COM TRÊS IRMÃS, SUCESSIVAMENTE, POR FIM, COM UMA SOBRINHA DESTAS, COM AS QUAIS TEVE UM TOTAL DE VINTE E CINCO FILHOS. SÃO ELAS: MARIA ALVES, COM QUEM TEVE CINCO FILHOS; MARIA LUIZA: OITO FILHOS; ERNESTINA: SEIS FILHOS E NENEM: SEIS FILHOS. ESSA GRANDE PROLE, ISTO É, ESES 25 FILHOS DO HOMENAGEADO SERÃO A SEGUIR MENCIONADOS, BEM ASSIM SEUS RESPECTIVOS DESCENDENTES, ATÉ AS GERAÇÕES ATUAIS, NUM TOTAL DE, APROXIMADAMENTE, 560 DESCENTES.

ASSIM, PARA DAR PROSSEGUIMENTO AO EVENTO, PASSO A PALAVRA À MINHA PRIMA SILONIDES MESQUITA, QUE, JUNTAMENTE COM A SORAYA, DARÃO SEQUÊNCIA À SOLENIDADE. (TEXTOS “B” E “C”, RESPECTIVAMENTE.

MUITO OBRIGADO
IVAN MUNIZ DE MESQUITA

CONHECENDO A TRAJETÓRIA DE UM HOMEM FORTE E RESILIENTE!

POR: MARIA SILONILDES DE MESQUITA

JOAQUIM MESQUITA MARTINS, FILHO DE VICENTE PINTO DE MESQUITA E MARIA FRANCISCA PINTO DE MESQUITA, NASCEU NA FAZENDA MASSAPÊ, PROPRIEDADE DE SEUS PAIS, NO MUNICÍPIO DE SANTA QUITERIA, SERTÃO DO CEARÁ, NO DIA 31/01/1884, SENDO O FILHO VARÃO O PRIMOGÊNITO DO CASAL. DEPOIS FORAM CHEGANDO UM A UM DE SEUS IRMÃOS, SENDO ESTES: TEREZA MESQUITA MARTINS, RAIMUNDO MESQUITA MARTINS, SIMÃO MESQUITA MARTINS. CHEGANDO A ÔBITO SUA MÃE, SEU PAI CONTRAI NOVAS NÚPCIAS COM UMBELINA MAGALHÃES MESQUITA, COM ESTA MAIS CINCO FILHOS, SENDO ESTES; JOSÉ MESQUITA PINTO, JOÃO MESQUITA PINTO, NELSON MESQUITA PINTO,FRANCISCA MESQUITA MUNIZ E JOVELINA MESQUITA MAGALHÃES.

JOAQUIM MESQUITA MARTINS FOI CASADO COM TRÊS IRMÃS, SUCESSIVAMENTE, POR FIM, COM UMA SOBRINHA DESTAS, COM AS QUAIS TEVE UM TOTAL DE VINTE E CINCO FILHOS. SÃO ELAS: MARIA ALVES, COM QUEM TEVE CINCO FILHOS; MARIA LUIZA: OITO FILHOS; ERNESTINA: SEIS FILHOS E NENEM PRADO.

O JOVEM JOAQUIM CRESCEU AJUDANDO SEU PAI NA LIDA DA FAZENDA, POIS DESDE CEDO TORNOU-SE UM HOMEM DISPOSTO E TRABALHADOR, TINHA DIAS QUE ORDENHAVA 150 VACAS. MESMO ASSIM, AINDA RESERVAVA TEMPO PARA OS ESTUDOS, POIS SEU PAI CONTRATAVA UM PROFESSOR PARA VIR EM SUA CASA DAR AULAS PARA SEUS FILHOS E JOAQUIM MUITO INTELIGENTE LOGO APRENDEU A LER E ESCREVER MUITO BEM. MAS COMO TODO PÁSSARO QUANDO CRIA ASAS QUER VOAR, ASSIM ACONTECEU NA VIDA DE JOAQUIM QUANDO CONHECEU A JOVEM MARIA ALVES, ELE ENCANTOU-SE LOGO COM SUA BELEZA; POIS MARIA ALVES ERA DE UMA BELEZA IMPAR, TINHA OS CABELOS LOIROS E OS OLHOS AZUIS COR DE ANIL, A PELE ERA MACIA E ROSADA COMO PÊSSEGO, BELEZA IGUAL NÃO SE VIA POR AQUELAS BANDAS DO SERTÃO. JOAQUIM LOGO APAIXONOU-SE E COMEÇOU A CORTEJÁ-LA.A CHAMAVA DE MINHA CALUNGA DE OURO. E SENDO ASSIM RESOLVERAM SE CASAR COM A PERMISSÃO DE SEUS PAIS E OS PAIS DE MARIA ALVES. ESTES TINHAM POR NOME; DOROTEU ALVES RODRIGUES E FRANCISCA ALVES RODRIGUES. OFICIALIZARAM O CASAMENTO NA IGREJA MATRIZ DE SANTA QUITÉRIA, NO DIA 20/04/1909, POIS JOAQUIM E SUA FAMÍLA ERAM CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANO E PORTANTO SE CONSIDERAVAM CRISTÃOS.PERANTE DEUS E SUA FAMÍLIA JUROU AMOR ETERNO À MARIA ALVES E COM ELA TROCOU ALIANÇAS COMO PROVA DE AMOR E FIDELIDADE.A PATIR DAQUELE DIA JOAQUIM DEIXOU A CASA DE SEUS PAIS E FOI COM SUA ESPÔSA MORAR NA FAZENDA IPUEIRAS, FAZENDA ESTA CONFINANTE A FAZENDA DE SEUS PAIS.LÁ ELE ERA APENAS UM COLONO, TINHA QUE TRABALHAR DE SOL A SOL PARA O SUSTENTO DE SUA FAMÍLIA. MAS SE FALANDO DE TRABALHO JOAQUIM ERA UM TRATOR, ERA OBSTINADO, NÃO FUGIA À LUTA, TINHA METAS E OBJETIVOS A SEREM CONQUISTADOS. COMO TODA BOA ÁRVORE PRECISA CRESCER E DAR FRUTOS, ASSIM ACONTECEU COM O JOVEM CASAL, OS FRUTOS DESTE GRANDE AMOR COMEÇARAM A CHEGAR UM A UM E AO TODO FORAM CINCO LINDOS FRUTOS; MARIA MESQUITA MARTINS, FRANCISCA MESQUITA MARTINS, VICENTE MESQUITA MARTINS, RAIMUNDO MESQUITA SOBRINHO, E ANTONIO MESQUITA PARENTE (SOBRINHO E PARENTE NÃO É NOME DE FAMÍLIA É PORQUE AMBOS JÁ TINHAM UM TIO E UM PRIMO COM O MESMO NOME) ANO DE 1916, MAIS UM FILHO A CAMINHO, MAS ESTE, DEUS NÃO PERMITIU NASCER,PORQUE SUA MÃE SEM DAR À LUZ,MORRE DE PARTO ELA E A CRIANÇA.DEIXANDO TODOS DESOLADOS, OS FILHOS ÓRFÃOS DE MÃE E JOAQUIM VIÚVO E SEM CHÃO, POIS DEUS HAVIA LEVADO SUA AMADA MARIA, SUA CALUNGA DE OURO NO LIMIAR DO SEU MATRIMÔNIO, COM FILHOS DE COLO PARA CRIAR, POIS ANTÔNIO AINDA ERA UM BEBÊ. NESTE INTERVALO DE ACONTECIMENTOS , OS FILHOS FICAM NA CASA DE SUA AVÓ FRANCISCA,SENDO CUIDADOS PELOS AVÓS E PELAS TIAS,MAS COMO TODO SOFRIMENTO NÃO ANDA SOZINHO, LOGO MAIS SEU FILHINHO VICENTE TAMBÉM LHE É TIRADO, POIS FOI ACOMETIDO DE UM FORTE SARAMPO E MORRE AOS SEIS ANOS DE IDADE EM 1917. OS DIAS QUE SEGUIAM NÃO FORAM FÁCEIS PARA AQUELA FAMÍLIA, PORQUE CRIAR FILHOS COM MÃE JÁ É DIFÍCIL IMAGINA SEM MÃE, POIS ALÍ ESTAVAM ENVOLVIDOS NO SOFRIMENTO, NA SAUDADE, TODOS; JOAQUIM, OS FILHOS, SOGROS E TIOS. E É AÍ QUE ELE RESOLVE CASAR NOVAMENTE, PARA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PARA OS SEUS PROBLEMAS E TER SEU LAR NOVAMENTE EQUILIBRADO. CASA-SE EM SEGUNDA NÚPCIAS EM 1917, O MESMO ANO DA MORTE DE SEU FILHO VICENTE, COM SUA CUNHADA MARIA LUÍSA RODRIGUES, DANDO A ELA A CERTEZA DO SEU NOME, DA SUA FIDELIDADE E DO SEU AMOR ETERNO.COM MARIA LUÍSA TUDO SE FEZ NOVO NA VIDA DE JOAQUIM. NÃO FOI DIFÍCIL APAIXONAR-SE POR ELA, POIS ALÉM DE SER MUITO BONITA, DE PELE ROSADA, CABELOS LOIROS E COM UM PAR DE OLHOS TAMBÉM AZUIS, ERA UMA MOÇA DISPOSTA E TRABALHADORA. AJUDAVA SEU MARIDO DE TODAS AS FORMAS, POIS NESTA ÉPOCA,JOAQUIM ALÉM DE CUIDAR DA FAZENDA QUE AGORA LHE PERTENCIA , POIS HAVIA COMPRADO DE SEU PATRÃO, VIAJAVA COMO COMBOIEIRO E NA SUA AUSÊNCIA ERA MARIA LUISA QUEM CUIDAVA DA LIDA, TANTO COM OS FILHOS, COMO COM OS ANIMAIS E AS PLANTAÇÕES.OS FILHOS TAMBÉM UM A UM COMEÇARAM A CHEGAR, PARA SELAR A UNIÃO E O AMOR ENTRE OS DOIS, CHEGA O PRIMEIRO DOS OITO FILHOS DO CASAL ;GONÇALO MESQUITA, ABÍLIO MESQUITA, FRANCISCO LINHARES MESQUITA ( BELO), MARIA MOZA MESQUITA, NAIR MESQUITA, NILA MESQUITA,JOSÉ MESQUITA E TEREZA MESQUITA.TODOS NASCIDOS NA FAZENDA IPUEIRAS.E NESTES ENTRETANTOS DA CHEGADA DE UM E DE OUTRO FILHO, A VIDA IA ACONTECENDO PARA JOAQUIM E MARIA LUÍSA.NESTA ÉPOCA JOAQUIM COMO COMBOIEIRO,TINHA QUE CUIDAR DO SEU GRANDE COMBOIO, POIS TINHA 22 BURROS ARREADOS, ALÍ ELE LEVAVA MERCADORIAS DE SANTA QUITÉRIA PARA REGIÕES CIRCUNVIZINHAS E FORTALEZA E TRAZIA MERCADORIAS DESTAS CIDADES, TODAS POR ENCOMENDAS DOS GRANDES COMERCIANTES DA LOCALIDADE. A CADA MÊS FAZIA UMA VIAGEM PARA FORTALEZA, TRAZENDO OS FRUTOS E SAFRAS DO SERTÃO, FAZIA SEU PERCURSO CORTANDO CAMINHO POR DENTRO DE DIVERSAS FAZENDAS COMO; FAZENDA PINTADA, FAZENDA GARROTE E LOGO SAIA NO CANINDÉ E AÍ PEGAVA A CHAMADA NA ÉPOCA, ESTRADA GRANDE.COM ELE ANDAVA DOIS ARREEIROS PARA LHE AJUDAR. AO GHEGAREM EM FORTALEZA ,PIAVA OS BURROS NA PRAÇA DA LAGOINHA,POIS NA ÉPOCA ALÍ ERA UM GRANDE SÍTIO,HOSPEDAVA-SE NA CASA DA SENHORA NANINHA ,E DALÍ ELE E SEUS DOIS ARREEIROS POR NOME ANTÔNIO DE MELO E FRANCISCO DE MELO, IAM FAZER AS ENTREGAS DAS MERCADORIAS E TAMBÉM PEGAR AS MERCADORIAS QUE IRIAM LEVAR PARA SANTA QUITÉRIA. VIDA DURA LEVAVA O SENHOR JOAQUIM, MAS COM SUA INTEGRIDADE ONDE CHEGAVA FAZIA AMIGOS E FAZER AMIGOS É CONQUISTAR RIQUEZAS, TODOS QUERIAM FAZER NEGÓCIOS COM ELE E COM ISTO JOAQUIM FOI CONSTRUÍNDO O SEU ABENÇOADO PATRIMÔNIO.O SEU CASAMENTO COM MARIA LUÍSA ,FOI UM PERÍODO DE GRANDE ASCENSÃO FINANCEIRA. JUNTOS CONSTRUÍRAM SUA PRIMEIRA CASA EM SANTA QUITÉRIA, EM 1927, CONSTRUÍRAM NO INTUÍTO DE EDUCAR SISTEMATICAMENTE OS FILHOS E TAMBÉM PASSAR OS DIAS FESTIVOS COMO; FESTA DA PADROEIRA SANTA QUITÉRIA, FESTA DO NASCIMENTO, QUE HOJE CHAMAMOS DE NATAL. NESTAS FESTAS O SENHOR JOAQUIM E SUA ESPOSA MARIA LUÍSA, ACOMPANHADOS POR AMIGOS E FAMILIARES, SAIAM DE SUA FAZENDA IPUEIRAS À CAVALO E EM COMITIVA IAM PARA SANTA QUITÉRIA. LÁ CHEGANDO, FICAVAM TODOS HOSPEDADOS EM SUA CASA E PARTICIPAVAM DAS CERIMÔNIAS RELIGIOSAS. AO CHEGAR A SUA SEXTA FILHA POR NOME TEREZA MESQUITA, O SENHOR JOAQUIM VENDO QUE A LUTA ESTAVA MUITO PESADA PARA SUA ESPOSA, E TAMBÉM CONTABILIZANDO QUE FINANCEIRAMENTE JÁ TINHA UM BOM PÉ- DE- MEIA, RESOLVE DEIXAR A VIDA DE COMBOIEIRO DOS SERTÕES, E COM A AJUDA DE SUA ESPOSA IA SE DEDICAR MAIS AOS NEGÓCIOS DA FAZENDA E PORTANTO FICAR MAIS PRÓXIMO DE SEUS FILHOS E ESPOSA. JOAQUIM ESTAVA MUITO FELIZ E REALIZADO, TUDO ESTAVA DANDO CERTO EM SUA VIDA, MAS O DESTINO RESOLVE GOLPEAR O SENHOR JOAQUIM COM MAIS UMA TRISTE FATALIDADE; LHE ROUBANDO A MULHER E COMPANHEIRA AMADA, COMPANHEIRA PORQUE AO LADO DELA CONSTRUIU UMA GRANDE E ABENÇOADA FAMÍLIA E UMA BOA PARTE DO SEU PATRIMÔNIO.LUÍSA MORREU DE PARTO, NA NOITE DO DIA 17/09/1930, DEIXANDO SEUS FILHOS ÓRFÃOS E SEU AMADO MARIDO VIÚVO E COMPLETAMENTE DESOLADO,AGORA NÃO MAIS PODIA CONTAR COM A JUDA DE SUA SOGRA, POIS ESTA HAVIA MORRIDO ANOS ATRÁS, QUANDO LUÍSA ESTAVA DE RESGUARDO DE SUA FILHA NAIR, LUÍSA SOMENTE CHEGOU A SABER DA MORTE DA MÃE DEPOIS DO SEU RESGUARDO.ESTA ESTEVE CUIDANDO DE LUÍSA POR CINCO DIAS E NO SEXTO DIA AO VOLTAR PARA SUA CASA MORRE DORMINDO DE UM ENFARTE FULMINANTE. MAS O SENHOR JOAQUIM ERA UM HOMEM ÍNTEGRO, VALENTE,CORAJOSO E CALEJADO PELO SOFRIMENTO QUE A VIDA LHE HAVIA IMPOSTO, MAS DE ATITUDES POSITIVAS, TORNANDO SE ASSIM UM HOMEM RESILIENTE, IMBATÍVEL E NÃO BAIXOU A CABEÇA PARA O INFORTÚNIO FOI À LUTA, ATÉ POR PERCEBER QUE UMA CORDA DE DOIS NÓS É MAIS DIFÍCIL DE QUEBRAR. MESMO ENLUTADO FOI LOGO ATRÁS DE UMA NOVA ESPOSA E DEUS CONSENTIU QUE FOSSE TAMBÉM SUA CUNHADA, A JOVEM ERNESTINA, ESTA ERA UMA MORENA COR DE CANELA, PORÉM MEIGA E MUITO CARISMÁTICA, LOGO SOUBE GANHAR ESPAÇO NO CORAÇÃO CALEJADO DE JOAQUIM E DE SEUS ENTEADOS SOBRINHOS, QUE COM TODO CARINHA A CHAMAVAM DE MAMÃE ERNESTINA. UNIRAM-SE EM MATRIMÔNIO DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS DIA 12/01/1931. QUATRO MESES APÓS A PARTIDA DE SUA AMADA E ETERNA LUÍSA. MAIS UMA VEZ O SENHOR JOAQUIM ESTAVA EM PAZ E FELIZ POR VER A SUA FAMÍLIA EQUILIBRADA E COMPLETA.COM UMA COMPANHEIRA AO SEU LADO ELE PODIA FICAR MAIS SEGURO E TOCAR OS NEGÓCIOS PARA FRENTE E CUIDAR TAMBÉM DA LIDA DA FAZENDA.COM SUA AMADA ERNESTINA TIVERAM SEIS FILHOS, SENDO ESTES; MARIA MESQUITA (MORREU LOGO AO NASCER),RITA MESQUITA, RITA ALMEIDA MESQUITA,(ESTA MORREU COM UM ANO)RITA MADEIRINHA MESQUITA, EGBERTO MESQUITA, ADALBERTO MESQUITA, NASCEU EM 18/12 1037 E FALECEU EM 02/02/2015.FORAM ANOS DE LUTA, PORÉM ABENÇOADOS, POIS O SENHOR JOAQUIM JÁ SE CONSIDERAVA UM HOMEM PRÓSPERO E VENTUROSO, POIS SE TORNARA UM AGROPECUARISTA E JÁ TINHA VÁRIAS PROPRIEDADES.MAIS UMA VEZ O DESTINO É DESFAVORÁVEL COM O SENHOR JOAQUIM, POIS SUA DOCE E AMADA ERNESTINA É ACOMETIDA DE GRANDES SOFRIMENTOS, PERDENDO A VISÃO DE UM OLHO, POR GLAUCOMA E TAMBÉM DESENVOLVE UM TUMOR NA CABEÇA, TENDO QUE AUSENTAR-SE DE SEUS FILHOS PARA TRATAMENTO MÉDICO EM FORTALEZA.O SENHOR JOAQUIM VIVIA DIAS DE ANGÚSTIA E DE SOBRECARGAS DE RESPONSABILIDADES, POIS NÃO PODIA PARAR PARA DAR ATENÇÃO A ESPOSA QUERIDA E TAMPOUCO OS FILHOS AINDA CRIANÇAS, NA SUA MAIORIA. TINHA QUE VIR À FORTALEZA DE 15 EM 15 DIAS VISITAR SUA AMADA. POIS TINHA QUE SE MANTER NA LUTA PARA GANHAR O PÃO PARA ALIMENTAR SUA FAMÍLIA, QUE JÁ ERA NUMEROSA. MAIS UMA GRANDE RASTEIRA A VIDA LHE DEU EM 25/08/1938, LEVANDO AOS 42 ANOS A SUA DOCE, QUERIDA, AMADA E CARISMÁTICA ERNESTINA. DEIXANDO SEU FILHINHO CAÇULA COM APENAS UM ANINHO E O CORAÇÃO DO SENHOR JOAQUIM COMPLETAMENTE CHAGADO.MAS JÁ CONHECENDO O CARÁTER DO SENHOR JOAQUIM,JÁ SE SABE QUE ELE NÃO É HOMEM PARA VIVER SÓ, OU SE DAR AO DESFRUTE COM UMA MULHER E OUTRA, POIS ELE É HOMEM ÍNTEGRO, HONESTO E DE UMA SÓ MULHER, NASCEU PARA VIVER CASADO. PORTANTO, APÓS SEIS MESES DE VIUVEZ EM 11/02/1939 CASA-SE AOS 53 ANOS DE IDADE, NA IGREJA MATRIZ DE SANTA QUITÉRIA, COM A JOVEM E BELA MARIA NENEN PRADO. ELA COM 34 ANOS E FILHA DO SENHOR ALTINO ALVES RODRIGUES (IRMÃO DAS TRÊS ESPOSAS DE JOAQUIM) E DA SENHORA JOVELINA CELERINDO DO PRADO.SENDO NENEN SOBRINHA DAS TRÊS PRIMEIRAS ESPOSAS DE JOAQUIM.JOAQUIM E NENEN , FORAM CONSTRUÍNDO DIA APÓS DIA UM GRANDE AMOR, POIS NÃO PODERIA SER DIFERENTE, POIS JOAQUIM SABIA QUE DEVEMOS VIVER O PRESENTE, E O PRESENTE PARA ELE ERA SUA NOVA COMPANHEIRA E ESPOSA E COM ELA VIVEU TAVEZ OS ANOS DOURADOS DE SUA VIDA, POIS JÁ TINHA UMA CERTA ESTABILIDADE FINANCEIRA.OS FILHOS COMO SELOS DESTE AMOR , FORAM CHEGANDO UM A UM E SENDO BEM –VINDOS E AMADOS, SÃO ESTES; GERARDO MESQUITA PRADO, JOVELINA MESQUITA PRADO,GLADISTONE MESQUITA PRADO, JOAQUIM MESQUITA MARTINS FILHO , FRANCISCA CLÉA MESQUITA PRADO, KATIA MESQUITA PRADO.CADA FILHO QUE NASCIA O AMOR DE JOAQUIM E NENEN FICAVA MAIS CONSOLIDADO.ELE AMAVA MUITO NENEN E QUERIA VÊ-LA SEMPRE FELIZ E ARRODEADA DE CONFORTO. PARA ISTO CONSTRUIU UMA NOVA CASA EM SANTA QUITÉRIA E TAMBÉM CONSTRUIU A CASA GRANDE DO SÍTIO MONTEIRO, NA SERRA DA IBIAPABA, CERCANIAS DE GUARACIABA DO NORTE. CASAS BEM ARQUITETADAS E CONFORTÁVEIS. PARA LÁ ELES LEVAVAM OS FILHOS EM PERÍODOS DE FÉRIAS ESCOLARES. ANOS DEPOIS, O SENHOR JOAQUIM TEVE UM PROBLEMA DE SAÚDE E FOI PARA SOBRAL E LÁ FOI DETECTADO A NECESSIDADE DE FAZER UMA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA NA PRÓSTATA.E A PARTIR DAÍ SUA SAÚDE COMEÇA FICAR FRAGILIZADA E ELE JÁ NÃO É MAIS TÃO FORTE E DETERMINADO. NESTE PERÍODO, TODOS OS FILHOS DAS ESPOSAS FALECIDAS ESTAVAM TODOS CASADOS, FELIZES E TOCANDO SUAS VIDAS.O SENHOR JOAQUIM ESTAVA MUITO FELIZ E TRANQUILO COM A VIDA, ATÉ AUTOMÓVEL POSSUÍA,POIS NA ÉPOCA ERA ARTIGO DE LUXO E SÓ QUEM TINHA ERAM OS RICOS. CONSEQUENTEMENTE COM SUA AMADA ESPOSA E SEUS FILHOS, MESMO DIANTE DE TODO AMOR E ATENÇÃO DE SUA FAMÍLIA, NÃO FOI POSSÍVEL FAZER QUE A VIDA LHE FOSSE MAIS ALONGADA. E AGORA A TRAGÉDIA É PARA TODOS DA FAMÍLIA MESQUITA, POIS PERDEMOS NOSSO HERÓI, NOSSO TIO, NOSSO PORTO SEGURO, NOSSO ORGULHO, NOSSO PAI, NOSSO AVÔ, NOSSO BISAVÔ, NOSSO TRISAVÔ, NOSSO TETRAVÔ NO DIA 23/10/1967, COM 84 ANOS DE IDADE . NOS DEIXANDO ÓRFÃOS DE CORAÇÃO PARTIDOS E SUA AMADA NENÉN VIÚVA AOS 62 ANOS DE IDADE.

O SENHOR JOAQUIM ERA MUITO AMADO, ADMIRADO E RESPEITADO POR TODA SOCIEDADE DE SANTA QUITÉRIA, POIS FOI UM HOMEM SEMPRE ÍNTEGRO, DE BONS NEGÓCIOS, AMIGO DE TODOS E TRABALHADOR. VEIO DE BAIXO, POIS DO SEU PAI NÃO HERDOU NADA EM BENS MATERIAIS, MAS HERDOU UM BOM CARÁTER E O VÍCIO DO TRABALHO. TINHA ORGULHO DE CONTAR SUA HISTÓRIA E DE HONRAR O NOME MESQUITA QUE HERDOU DE SEU PAI. POIS ELE DIZIA QUE ESTE LHE ABRIA PORTAS, QUE ERA O GRANDE LEGADO DEIXADO PELO SEU PAI. ENSINOU TAMBÉM OS FILHOS A HONRAREM O NOME MESQUITA. OS FILHOS DO SENHOR JOAQUIM O AMAVAM, ADMIRAVAM E O RESPEITAVAM MUITO, POIS SEMPRE SOB SER UM PAI ZELOSO E CONCILIADOR NO TOCANTE À SUA FAMÍLIA, DEIXOU UM GRANDE LEGADO DE AMOR PARA AS GERAÇÕES FUTURAS, POIS SEUS FILHOS SE AMAVAM E SE RESPEITAVAM MUTUAMENTE, NÃO EXISTIA DA PARTE DOS IRMÃOS A HISTÓRIA DE MEIO IRMÃO, TODOS SE AMAVAM E SE AJUDAVAM COMO SE FOSSEM FILHOS DA MESMA MÃE.

JOAQUIM / MARIA ALVES

1. VICENTE MESQUITA 2. MARIA MESQUITA/ FRANCISCO CARNEIRO MATOS

RITA MESQUITA CARNEIRO - AIRTON MESQUITA, JOSÉ AIRTON MESQUITA, MARIA AIRTES MESQUITA, SOPHIA MESQUITA JOAQUIM MESQUITA CARNEIRO - MARIA SYLVIA, LIANA MARIA, FCO JOACY, MARIA SULAMITA, MARIA FABÍOLA. FRANCISCA MESQUITA CARNEIRO - FRANCISCA IVNA, ANTONIA ÍTALA,MARIA CLAIRE, EVA DAGNA, ELIZAFRAN, MARCUS VINICIUS, LAÉRCIO CARNEIRO CASSIANA MESQUITA CARNEIRO - LIS DE MARIA, NÍVEA CARNEIRO, NAIRA CARNEIRO, OTILIA CARNEIRO, CRISTIANE CARNEIRO. ANTONIA CARNEIRO MESQUITA - ALICE MARIA, EUGÊNIO HENRIQUE, HERCULANO JUNIOR, ROMULO, HERBERT, EVÉRTON, JUCIARA, SARA. OTONIL MESQUITA CARNEIRO - ANA PAULA e RAFAEL WILSON CARNEIRO MESQUITA - NETO, JAMILE e LEONARDO ALZENIR MESQUITA CARNEIRO - GLAUBER, GLAYDSON, GLAYCIANE, GABRIELLA

3. FRANCISCA MESQUITA/ JESUÍNO FARIAS
TEREZA NETA – FRANCISCA FRANCISQUINHA - MARIA DO SOCORRO

4. RAIMUNDO M. SOBRINHO/ GERACINA LOBO MESQUITA

JOSE ARTEIRO MESQUITA - JOSE ALCIDES, GERMANA, ARMANA, MARIA DE BELÉM, ELÂNIO, DIASSIS E CHAGAS FRANCISCA NEYLE - CYNAIDA MESQUITA, MARNEY, MARCÍLIO e MAURÍCIO FILHO FRANCISCO RONALDO - NEYARA, NAYARA, RONALDO JUNIOR ANTONIO LUZARDO - ANNA THAIS, THALES, LUZARDO FILHO ANA MESQUITA - LARISSA, DANIEL, HELOISA

5. ANTÔNIO MESQUITA PARENTE/ MARIA DE LOURDES C. MESQUITA

ADILSON MESQUITA - ANA ROSALVA, JHEFFERSON, GILSON MESQUITA, ANA VALERIA
ADILTON MESQUITA - MARCUS LUIS, ADILTON FILHO, SILVIA HELENA, ANICILDA
ANTONIA MESQUITA (NINI) - MARIA ISABEL, FABIO, FLAVIA, JUCILENE, ALAN
JOAQUIM MESQUITA - EMERSON, VIVIANE, PETERSON, LOYANE UMBELINA MESQUITA - FRANCISCO ANTONIO, EFIGÊNIA, GESSYGLEIDE, JANAINA, JOILA, JAMILE, JOICE. AIRTON MESQUITA CARNEIRO - ÁTILA, EMANUELLE E ALISSON FLORILDES MESQUITA - ANA PAULA e RAFAEL JOSÉ ARMANDO MESQUITA - MESQUITA NETO, AMADEU NETO, MATHEUS MESQUITA, ISAAC MESQUITA. SILONILDES MESQUITA - PHILLPH, PEDRO ALBERT E ISMAEL CILENE CARNEIRO MESQUITA - EMERSON, PATRICIANE, GABRIEL E VITÓRIA EUDES CARNEIRO MESQUITA - PAMELLA , RAISSA e JHENNIFER SUELI CARNEIRO MESQUITA - ALVARO RENÊ e CAMILA DE LISIER.

JOAQUIM / MARIA LUIZA

6. GONÇALO MESQUITA / ROSALHA MESQUITA
MARIA LUIZA

7. ABILIO MESQUITA/ ISABEL MUNIZ MESQUITA (VIUVA DE NELSON MESQUITA)
MARLY - ANTÔNIO ABILIO, LUCILA LEILA, JAQUELINE, ISABEL CRISTINA E EMÍDIO TERBIO. ORLEIR MESQUITA - MARCOS E JAQUELINE TEREZA MESQUITA - VIVIANE, EMERSON , PETERSON E LOYANE ANTONIO MESQUITA - ISABERGUE CRISTIANE, LUCIANE, NATALIA E NATILIA SOCORRO MESQUITA - PATRÍCIA, JAIRO E DIGELMA.

8. FRANCISCO MESQUITA MARTINS (BELO) / MARIA MARITA GUERRA / ANTONIA MESQUITA
JOSÉ GUERRA MESQUITA - DANILO, NARDALI, ANNE, MARITA, FELIPE E PEDRO
LUIZA HELENA - NARCELIO FRANCISCA MARIA ( IQUINHA) - ALINY, IGOR, DAVI
JOAQUIM ANTÔNIO ( TIMTIM) - VITOR FRANCISCO DAS CHAGAS

9. MARIA MOZA/ RAIMUNDO RODRIGUES DE SOUSA
MARCOLINA MESQUITA - ANGELA, ANA, ANGÉLICA, EDGAR, JOAO FRANCISCO, ANTONIO, JOEL e ROBERTO JOAQUIM MESQUITA - ARNALDO, ADRIANA, ADRIANO, ADALTON E ARLENE

ROBERTO MESQUITA - PAULO, CRISTINA, CLAUDIA E NEIDE NEIDE MESQUITA - MIGUEL, MIKAELLA E RAFAEL TEREZINHA MESQUITA - ALBER, NILBER, CRISTINA, MARCOS ANTONIO, FLÁVIO HAROLDO MESQUITA - HAROLDO JUNIOR, CID, RAUL, HUGO, MOOZA E BRUNO EDNA- STEFANNY

10. NAIR MESQUITA/ JOÃO DE FRANÇA
MARIA LUÍSA - MARTHA EMIZA e MARTI
JOÃO BATISTA - SÉRGIO, ALEXANDRE E ALBERTO
MANOEL - MARCELO, MAURÍCIO E VINICIUS ZEFINHA FRANCISCA DAS CHAGAS
FRANCISCO XAVIER, FRANCISCA SILVIA, FRANCISCA MESQUITA, FRANCISCA IRANI (BABY) - ANDERSON E JESSICA, FRANCISCA FLÁVIA - FABIANA, FLAVIO E FLÁVIA, FRANCISCO ANTONIO - NAILTON, AILTON E MARÍLIA

11. NILA MESQUITA / ANTONIO DE FRANÇA
ZEFINHA, LUIZA - ANA CLAUDIA, MARIA LUIZA- PATRICIA
FRANCI - DAVI, ENILENE E CELENE, ZÉLIA – RENATO, ALBER

12. JOSÉ MESQUITA MARTINS/ IRALICE SILVANA MESQUITA
OLGA REGINA, MARIA HELENA

13. TEREZA MESQUITA/ AFONSO DE ALENCAR GUERRA
TEREZA CRISTINA GUERRA, ISABEL CRISTINA M. GUERRA - DANIEL, EMILIANA E EMANUEL
ROBERTO GUERRA - ANA CAROLINA, MARIA HELENA, MARIA EMANUELLE e JOAQUIM AFONSO, RICARDO GUERRA - RICARDO FILHO e FELIPE, GERMANA MESQUITA
MARIA DO SOCORRO, JARINA - ELIANA, ROBÉRIO E FELIPE, RITA - ELANE, ELIANA, CAROLINA, PATRÍCIA e ANTÔNIO FRANCISCO

JOAQUIM / ERNESTINA

14. RITA MESQUITA/ TENENTE ARI GUERRA
ARITA - ARIANE E DIEGO (Lucas e Felipe) CLAUDIO - AMANDA, AIMÊ E ARON

15. RITA MADEIRINHA MESQUITA / JOSÉ SIMPLÍCIO FARIAS
MARIA APARECIDA - RITIMEIA, SAULO E MARIANA , ANTÔNIO – VICTOR, GLÁUCIA - ADRIANA, ARGOS, ARINE E ARIANA , JOAQUIM , ERNESTINA - GERMANO e GEÓRGIA

JOSÉ DE ARIMATÉIA - JOAQUIM PEDRO

16. EGBERTO MESQUITA/LOURDINHA ANDRADE MESQUITA
EDNARDO - IANARA, IANE E IURE , EGBERTO JUNIOR - CARLOS EGBERTO e RENNAN, ERNESTINA - ROMANA e BRUNA , JOAQUIM LUIZ MESQUITA - ARTHUR e LUIZ GUSTAVO, FÁTIMA – GABRIELA E RAFAEL.

17. ADALBERTO MARTINS / ANETE CAMELO MESQUITA
NORBERTO MESQUITA - LUCAS e TANZIA, QUITÉRIA MESQUITA - LEONARDO, CAMILA E PEDRO HENRIQUE

JOAQUIM / MARIA NENEM

18. GERARDO P. MESQUITA/GLADYS LOBÔ/ VÂNIA FARIAS
GLARDO MESQUITA - PEDRO HENRIQUE, IVELIZE, PRISCILA, SAMUEL e GLARDO FILHO
GERARDO JUNIOR - GABRIEL e GUILHERME, GLENIO MESQUITA - TAMME, GLAYSON MESQUITA - GABRIELLE, GUSTAVO e GEOVANA

19. JOVELINA/ FRANCISCO CARNEIRO/AIRTON MAGALHÃES
UMBELINA MESQUITA - IGOR e ANA PAULA , GISELLE MESQUITA - ALEXIA, JÔAIRTON MESQUITA

20. GLADSTONE MESQUITA/ FÁTIMA LOBÔ MESQUITA
RAFAELA MESQUITA - MARIA EDUARDA, TIAGO MESQUITA, ISABELA MESQUITA

21. JOAQUIM MESQUITA MARTINS FILHO / OTILHA MESQUITA / NAHYLTON MESQUITA / CRISTHYAN (Isadora)

22. FRANCISCA CLÉA MESQUITA/ MARCOS AURÉLIO PESSOA / PALOMA MESQUITA PESSOA - HÉLIO DOUGLAS e MICHELL, SUIANNY MESQUITA PESSOA - GABRIEL e GUILHERME, CAMILA MESQUITA PESSOA

23. KATIA PRADO MESQUITA
JOKÁSSYO MESQUITA - VITOR, HEITOR, VITÓRIA KARISNA, KAUAN e ALICE, EMANUELLA MESQUITA, KALYEL MESQUITA.

DESCENDENTES – TRISNETOS E TETRANETOS
Por: SORAYA MORORÓ

- DESCENDENTES
- FILHOS(AS), RESPECTIVOS CÔNJUGES, NETOS, BISNETOS, TRISNETOS E TETRANETOS DO SENHOR JOAQUIM MESQUITA MARTINS:

- MARIA MESQUITA CARNEIRO CASADA COM FRANCISCO CARNEIRO MATOS
NETOS: JOAQUIM, FRANCICA, WILSON, CASSIANA, RITINHA, ANTÔNIA, OTONIL, ALZENIR
BISNETOS: MARIA SILVIA, LIANA,JOACIR, SULAMITA, FABÍOLA, IVNA, ÍTALA,MARIA CLAIRE, ELISAFRAN, MARCUS VINÍCIOS, LAÉRCIO, LIS DE MARIA, NÍVEA, NAIRA, OTÍLIA, CRISTIANE, AIRTON, JOSÉ AIRTON, AIRTES, ALICE MARIA,EUGENIO HENRIQUE, HERCULANO JUNIOR, RÔMULO, HERBERT,EVERTON, JUCIARA, SARA, ANA PAULA, RAFAEL, GLAYDSON, GLAYCIANE, GLAUBER, GABRIELLA
TRISNETOS: LARICE, HAMILCAR FILHO, ÍTALO, JEOVÁ NETO, JOÃO GABRIEL,IRACI, JOACIR FILHO, GABRIEL, VITÓRIA,FRANCISCA MARGARIDA, IVNA SORAYA, ISTRA, ODETE, FABIANA, LIDIANA, MARIANA, PEDRO ÍTALO, LUIZ FELIPE,EVA DAGNA,ELIAS NETO, KLARA,ELIS REGINA, ÁLVARO GABRIEL, BEATRIZ, VINICÍUS, PAULO IVENS, BÁRBARA, ENRIC, PRISCILA,OLGA EVELINE, GABRIEL, ALEJANDRO, GABRIEL,AMANDA, LETÍCIA, GISELE, AIRTON FILHO, MATHEUS, JUDSON, AILA, HERCULANO NETO, LÍVIA, EUGÊNIO, RANARA, JUCIRAN, MATHEUS, JOÃO PEDRO, ISABEL, LUCCA, JÚLIO CESAR, CLARICE, LUÍS EDUARDO, DARA, CAIO, ANA LUZIA, HARON, DOUGLAS, RONEI, ROBSON, ARÍCIA,
TETRANETOS: VICTÓRIA, ARTHUR, LEONARDO FILHO, SAMUEL, DAVI, MATHEUS, JOÃO LUCA, GESSIKA, LUIGGY, PEDRO, IZA KAREN, IZABELLE, LEANDRO MIGUEL, ANA JÚLIA, GABRIELA, MATHEUS E MARIA EDUARDA, MELQUE, ARTUR GAEL, ISIS, LIS HELENA, SEBASTIÃO LUCAS

- FRANCISCA MESQUITA, CASADA COM JESUÍNO FÁRIAS
NETOS: TEREZINHA NETA, FRANSQUINHA
BISNETOS: FRANCISCA, MARIA DO SOCORRO

- RAIMUDO MSQUITA SSOBRINHO, CASADO COM GERACINA LÔBO MESQUITA.
NETOS: JOSÉ ARTEIRO, FRANCISCA NEYLE, FRANCISCO RONALDO, ANTÔNIO LUZARDO, ANA MARIA DE BELÉM.
BISNETOS: JALCIDES, GERMANA, FRANCISCO DAS CHAGAS, FRANCISCO DE ASSIS, ARMANA, CYNAIDA, MARNEY, MARCÍLIO, MAURÍCIO FILHO, INOCÊNCIA NAYARA, GERACINA NEYARA, RONALDO JUNIOR, ANA THAIS, FRANCISCO THALES, LUZARDO FILHO, FRANCISCA LARISSA, FRANCISCO DANIEL, FRANCISCA ELOÍSA
TRISNETOS: OLAVO NETO, VITÓRIA, J. ARTUR, J. MAURÍCIO, MARLON MAURÍCIO, LARA, LETÍCIA, LUCAS, LAÍS, FELIPE COLARES, FELIPE GUERRA, RICARDO, CRISTIANO, MATEUS, MATEUS GRIMALD, PEDRO, ANDRÉA, ANDRESA, MARIA CLARA,
TETRANETOS: DAVI, GISELA, GISELA COLARES, MARIA ISABEL, ANA KARLA, JOSÉ ALCIDES NETO

- ANTÔNIO MESQUITA PARENTE, CASADO COM MARIA DE LOURDES CARNEIRO MESQUITA
NETOS; ADILSON, ADILTON, ANTÔNIA (NINI), JOAQUIM, UMBELINA, AIRTON, FLORILDES, JOSÉ ARMANDO, SILONILDES, CILENE, EUDES E SUELI BISNETOS: ANA VALÉRIA,JEFFERSON, GILSON,ANA CINTIA, ANICILDA, MARCUS LUIZ, ADILTON FILHO,SILVIA HELENA, MÁRCIO, MARIA ISABEL, JUCILENE, FÁBIO,FLÁVIA,ALAN FRANCISCO ANTÔNIO, EFIGÊNIA, GESIGLEIDE, JANAÍNA, JOILA, JAMILE, JOICE,ÁTILA,EMANUELA, ALISON KELI CRISTINE, ANTÔNIO MESQUITA NETO, AMADEU NETO, MATHEUS, ISAC, PATRICIANE, EMERSON, ISMAEL, PHILLIPE, PEDRO ALBERT, EMERSON, PÂMELA, RAISSA, JENNIFER, CAMILA DE LISIER, ALVARO RENÊ
TRISNETOS: DANIEL, ANNE GABRIELA, PIERRE, ALAN,JÉSSICA,JEFFERSON LUAN, LETÍCIA, RENAN, NICOLE, HILARI, MURILO, LUCAS, EDUARDO, VIVIANE, BRUNO, GUSTAVO, RODYNEI, GUILHERME, CAIQUE,FELIPE, FÁBIO HENRIQUE, MATHEUS, ENZO, GEOVANA, WILLIAN, ALINE, VICTOR, JULIANA, LUDMILA, LÍVIA MARIA, MAXSWEL, MAYARA, LAÍS, RAFAEL, ARTHUR, LORENA, GABRIELLA, ISABELLA, KAUAN, HEITOR, MATHEUS, LUISA VALESCA, PEDRO LUCAS, ALISON FILHO, ÍTALO, GABRIEL HENRIQUE, PIETRO, VITO, IASMINE
TETRANETOS: IRLLA, IRLEI, DIEGO, PEDRO, LIS

- ABÍLIO MESQUITA MARTINS, CASADO COM ISABEL MUNIZ MESQUITA
NETOS: MARLY, ORLEIR, TERESA, ANTÔNIO, SOCORRO
BISNETOS: ABÍLIO, LUCILA LEILA,JAQUELINE,EMÍDIO TÉRBIO,ISABEL CRISTINA, MARCOS JAQUELINE, EMERSON, VIVIANNE, PETERSON,LOYANE, ISABERGUE, NATÁLIA, LUCIANE, CRISTIANE, PATRÍCIA, JAIRO, DIGELMA
TRISNETOS: JORDÃO, GESSYCA, PEDRO PAULO, MARIA FERNANDA, TAYLON, EMÍDIO, REMON, YURI, JOYANE, PABLINA, HUAN PÁDUA, JÚLIA, BENTO, ROANE, VINÍCIUS, VICTOR, GABRIEL, DIEGO,FERNANDA, JÚLIA, PAOLA, CELENE, JEOVANA, (NETOS DO NA) GLÍCIA ,MORGANA, JOSÉ ARTEIRO NETO, ANA BEATRIZ, JÚLIA MARIA, MARIANA, GUILHERME

- FRANCISCO LINHARES MESQUITA MARTINS ( BELO ) E MARITA GUERRA MESQUITA
NETOS: LUÍSA HELENA, JOSÉ GUERRA, FRANCISCA MARIA, ANTÔNIO JOAQUIM, FRANCISCO DAS CHAGAS
BISNETOS: NARCÉLIO, ANNE, ALINE, IGOR, DAVI, VICTOR

- MARIA MOZA MESQUITA, CASADA COM RAIMUNDO RODRIGUES DE SOUSA
NETOS: MARCOLINA,JOAQUIM,ROBERTO,NEIDE,TEREZINHA, HAROLDO, RAIMUNDINHA, EDNA
BISNETOS: PAULO ROBERTO, CRISTINA, CLAÚDIA, NEIDE, MIGUEL FILHO, MIKAELA, RAFAEL, NILBER, MARCOS, ALBER,ANA CRISTINA, FLÁVIO, HAROLDO JUNIOR,RAUL, CID, HUGO, BRUNO, MOSA, MIGUEL, MIKAELA, JUCA NETO,EDILENE, STEFFANE
TRISNETOS; MARIANY, MARÍLIA, ÁLVARO, ABNER, ALICE MARIA, CAIO, JOÃO PEDRO, MARIA CLARA, THALYSON, VICTOR, CAIO LÚCIO, MARCOS VINÍCIUS, MARCOS GABRIEL, WARLEI, LEONARDO, LUCAS, VICTÓRIA, ANA CAROLINA, JOÃO ANTÔNIO, ANA CLARA, ANA EMANUELLE, CESAR EMANUEL, MATEUS

- RITA MESQUITA MARTINS, CASADA COM ARÍ GUERRA
NETOS: ARITA, CLAÚDIO
BISNETOS: ARIANNE

- MADEIRINHA MESQUITA CASADA COM JOSÉ SIMPLÍCIO FARIAS
NETOS : MARIA APARECIDA,ANTÔNIO,GLAUCIA, JOAQUIM, ERNESTINA E JOSÉ DE ARIMATÉIA
BISNETOS ; DAVID, HEITOR, MARIA FERNANDA, VÍTOR ,ARIANA ,ARGUS, ARINE, ADRIANA,GEORGIA,GERMANO

- NILA MESQUITA, CASADA COM ANTÔNIO DE FRANÇA
NETOS: ZEFINHA, LUÍSA, MARIA LUISA, FRANCI, ZÉLIA, ALBER

- NAIR MESQUITA, CASADA COM JOÃO DE FRANÇA
NETOS: MARIA LUÍSA, ZEFINHA, MANOEL
BISNETOS: FRANCISCO ANTÔNIO, FLÁVIA, ANTÔNIO MATOS

- TEREZA MESQUITA GUERRA, CASADA COM AFONSO GUERRA
NETOS: TEREZA CRISTINA ( IN MEMÓRIA ),ISABEL CRISTINA, MARIA DO SOCORRO( IN MEMÓRIA ), ROBERTO, RICARDO
BISNETOS: DANIEL, EMILIANA SOCORRO ,EMANOEL, CAROLINA, MARIA HELENA,EMANUELLE, JOAQUIM AFONSO, RICARDO FILHO, FELIPE TRINETOS: PEDRO GUERRA

- EGBERTO MESQUITA MARTINS, CASADO COM LOURDINHA ANDRADE MESQUITA
NETOS: EDNARDO, EGBERTO JUNIOR, JOAQUIM LUIZ, ERNESTINA
BISNETOS: IANARA, IANE, IURE, CARLOS EGBERTO, RENAN, ROMANA, BRUNA
TRISNETOS:LUIZ GUSTAVO, SOPHIA, ARTHUR, LAURA

- ADALBERTO MARTINS MESQUITA, CASADO COM ANETE CAMELO MESQUITA
NETOS: NORBERTO, QUITÉRIA
BISNETOS: CAMILA, PEDRO HENRIQUE, LEONARDO, TÂNZIA, LUCAS

- GERARDO PRADO MESQUITA, CASADO COM GLADYS FARIAS LÔBO MESQUITA
NETOS: GLARDO, GERARDO JUNIOR, GLÊNIO, GLAYSON
BISNETOS: PEDRO HENRIQUE, GLARDO JUNIOR, GABRIEL, GUILHERME, GUSTAVO, GABRIELA, JEOVANA, SAMUEL, PRISCILA, IVELISE, TAMMY,

- JOVELINA MESQUITA, CASADA COM FRANCISCO CARNEIRO MATOS (PRIMEIRA NÚPCIAS DE JOVELINA E SEGUNDA NÚPCIAS DE FRANCISCO)
NETOS: UMBELINA MARIA MESQUITA CARNEIRO
BISNETOS: IGOR, ANA PAULA

- JOVELINA MESQUITA E AIRTON CARNEIRO MAGALHÃES (SEGUNDAS NÚPCIAS DE JOVELINA)
NETOS: GISELLE, JOAIRTON
BISNETOS: ALEXIA

- GLADSTONE PRADO MESQUITA (DADÁ), CASADO COM FÁTIMA LÔBO MESQUITA
NETOS: RAFAELA

- JOAQUIM MESQUTA MARTINS FIHO, CASADO COM OTÍLIA ANDRADE MESQUITA
NETOS: NAHYLTON
BISNETOS: CHISTYAN

- FRANCISCA CLÉA PRADO MESQUITA, CASADA COM MARCOS AURÉLIO VERAS PESSOA
NETOS: PALOMA, SUIANNY, CAMILA
BISNETOS: MICHEL,CAIO GABRIEL, GUILHERME

- KATIA PRADO MESQUITA
NETOS: JOKÁSSIO, EMANUELLA, KALIEL
BISNETOS: JÁRDESON VITOR, FRANCISCO HEITOR, VITÓRIA KARISNA, KAUAN, ALICE

PROPRIEDADES DEIXADAS PELO SENHOR JOAQUIM MESQUITA MARTINS

FAZENDA IPUEIRAS (MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA)
FAZENDA CUPIM (MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA)
FAZENDA SÃO JOSÉ (MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA)
CASAS EM SANTA QUITÉRIA
TERRENOS EM SANTA QUITÉRIA
SÍTIO MONTEIRO (GUARACIABA DO NORTE)
SÍTIO GARRANCHO (GUARACIABA DO NORTE)
SÍTIO SUSSUANHA (GUARACIABA DO NORTE)

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Ø TEREZA MESQUITA GUERRA (FILHA DE JOAQUIM MESQUITA)
Ø GERARDO PRADO MESQUITA (FILHO DE JOAQUIM MESQUITA)
Ø IVAN MUNIZ DE MESQUITA (SOBRINHO DE JOAQUIM MESQUITA)
Ø MARIA SILONILDES DE MESQUITA (NETA DE JOAQUIM MESQUITA)
Ø SORAYA MORORO BARROSO (TATARANETA DE JOAQUIM MESQUITA)
Ø MARIA ANETE MESQUITA (NORA DE JOAQUIM MESQUITA)
Ø ANTONIO LUZARDO MESQUITA (NETO DE JOAQUIM MESQUITA)

[1] - MACEDO, Nertan. O Clã de Santa Quitéria, Editora Gráfica “O Cruzeiro”, Rio de Janeiro,1ª edição, 1967.

NOTA DE RODAPÉ

NA FAMÍLIA MESQUITA EXISTE MUITOS CASAMENTOS ENTRE PRIMOS. TALVEZ ATÉ NA INTENÇÃO DE PRESERVAR O MESMO NOME , PATRIMÔNIO OU QUEM SABE; POR BOA FAMA E INTELIGÊNCIA DE QUEM PROCURA UMA ESPOSA E ESPÔSO. CITAREMOS ALGUNS CASOS. FOI ASSIM QUE ACONTECEU COM TIO ABÍLIO EM RELAÇÃO A TIA ISABEL. ESTA ERA ESPÔSA DE SEU TIO NELSON MESQUITA, IRMÃO DE NOSSO AVÓ JOAQUIM MESQUITA. QUANDO SEU TIO NELSON FALECEU ELA FICOU VIÚVA E COM TRÊS FILHOS PARA CRIAR, SENDO ESTE; IVAN, JOSÉ VANDIR E JURANDIR. FICOU VIÚVA AINDA MUITO JOVEM E BONITA E CASA-SE COM ABÍLIO MESQUITA SENDO ESTE SOBRINHO DE SEU MARIDO. TEMOS TAMBÉM A HISTÓRIA DE MARIA MESQUITA QUE APÓS SUA MORTE SEU ESPOSO CHICO CARNEIRO, CASOU COM SUA DÉCIMA NONA IRMÃ DE NOME JOVELINA MESQUITA NASCENDO DO CASAL UMA FILHA DE NOME UMBELINA MESQUITA CARNEIRO, QUE PARA SUAS IRMÃS DO PRIMEIRO CASAMENTO DE SEU PAI SÃO DELA : PRIMAS, SOBRINHA E IRMÃ E APÓS A MORTE DE CHICO CARNEIRO A LINDA E AINDA JOVEM JOVELINA CASOU COM O NETO MAIS VELHO DE SUA IRMÃ MARIA MESQUITA E DE SEU FINADO ESPOSO CHICO CARNEIRO, JOVELINA CASOU COM AIRTON MESQUITA FILHO DE RITA MESQUITA SUA SOBRINHA E O JOVEM CASAL TIVERAM DOIS FILHOS DESTAS NÚPCIAS. TEMOS TAMBÉM OTONIL MESQUITA E FLORILDES MESQUITA PRIMOS.

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+