Ipu (CE): CAPS comemora o Dia da Luta Antimanicomial com um evento na Praça de Iracema

O dia 18 de maio marca a comemoração do movimento da Luta Antimanicomial no Brasil como um ato social.

Nesta segunda (18) em Ipu, esse dia foi comemorado com um movimento do CAPS na Praça de Iracema, o evento reuniu pacientes e membros da Secretária de Saúde de Ipu.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.


Fizeram-se presentes prestigiando o evento, Coordenadora Gonçalina Martins Timbó e sua equipe de trabalho, Secretário de Saúde de Ipu, Antônio Glaidson, coordenadora de Endemias, Rosana Carla e a equipe do CREAS de Ipu.


O movimento pretende chamar a atenção dos psicólogos e da sociedade para a reflexão crítica e construtiva, no que tange às praticas institucionais de isolamento e segregação dos portadores de sofrimento mental em conflito com a lei, à falta de assistência e cuidados, ao instituto da medida de segurança e sua manutenção desmedida e à prevalência do "mito da periculosidade", responsável pelo obscurecimento da problemática e seus desafios de inclusão das diversidades com responsabilidade e cidadania.


Participação da Secretária de Cultura e Grupo de Capoeira de Ipu.


Fotos: Adriana Araújo
Fonte: Governo Municipal de Ipu

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+