Ipu (CE): Engenheiros visitam e estudam a implantação de um teleférico na Bica de Ipu

Os ipuenses ainda sonham com o Parque da Bica de Ipu que deveria ter sido construído na gestão passada, mas por incompetência da administração passada que tanto prometeu e prometeu, mas pouco fez ou quase nada mesmo, após 18 meses, o Parque da Bica não teve nem 15% do projeto original concluído.

Após o vencimento dos 18 meses, prazo estipulado para sua conclusão de 100% da obra, nem ao menos 1% foi construído ao mês e se dependesse da incompetência do ex-gestor, o que deveria ser construído em 18 meses levaria mais de 10 anos.

No final das contas foi descoberto que não existia projeto nenhum, pois tudo não passou de uma farsa. Não haviam recursos assegurados para a conclusão das obras e o que foi liberado para fazer o que o grupo de oposição chama de "primeira etapa", consta no Tribunal de Contas do Estado do Ceará como um suposto desvio de mais de R$ 1 milhão de reais. (Veja Aqui e Veja Aqui).

Após irregularidades e supostos desvios de verbas da gestão do ex-prefeito Sávio Pontes, os recursos que ainda estavam previstos foram bloqueadas e a obra totalmente paralisada, tirando o sonho dos ipuenses de ter o Parque da Bica de Ipu.

O antigo projeto que eles diziam que teria um investimento de R$ 26.943.141,39 (vinte e seis milhões novecentos e quarenta e três mil cento e quarenta e um reais e trinta e nove centavos) teve início em 9 de julho de 2010 e tinha o prazo para ser entregue em 18 meses que terminou em 09 de janeiro de 2012. Mas não passou de um grande mentira e a verba nunca existiu!!!

Um novo projeto inicia-se, mas com um governo sério e competente. O atual Prefeito Sérgio Rufino (PCdoB) está buscam alternativas para realizar um novo projeto para o Parque da Bica de Ipu, seja em emparceira com o governo do Estado ou Federal ou setores privados, pois o que importa é o aproveitamento do espaço que é a maior atração turística do município de Ipu e noroeste cearense.

Implantação do teleférico da Bica do Ipu


Nesta quarta-feira (13) foi realizada uma visita para verificar o local ideal para implantação das futuras estações de embarque e desembarque para a instalação de um teleférico na Bica do Ipu.

O projeto ainda está em fase de estudo, mas o primeiro passo é uma sondagem no solo e nos locais escolhidos onde é feito a retirada de uma amostra do solo ou da rocha, isso à várias profundidades. Este ensaio é chamado de SPT.

Dois locais foram visitados e ficou definido que a sondagem seria feito no local do antigo restaurante e na parte superior da serra, a uns 500 metros da queda d'água, lado sul.


Estiveram presentes os engenheiros Francisco Vanucci, especialista em estruturas de teleférico e bondinhos, e Osmar Zucchetto, engenheiro mecânico da empresa responsável pela implantação de vários equipamentos deste tipo no Brasil.

Presentes também, o Prefeito Sergio Rufino (PCdoB), o Chefe de Gabinete, Tião Rufino, o Arquiteto Vinicius Marrocos, o assessor de comunicação da PMI, Afrânio Soares e o engenheiro Hélio Freitas. No momento da visita na parte de cima da Bica de Ipu estavam presente o vereador Carlos Amarante (PROS) e os empresários Cláudio e Vilmar Pinto.

Após estes estudos preliminares, a próxima etapa será a execução do projeto mecânico, elétrico estrutural e arquitetura.

Os ipuenses estão confiantes e esperançosos de que na atual administração os projetos aconteçam e tragam desenvolvimentos para a cidade de Ipu.

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+