Ipu (CE): Iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

O dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi realizada no último sábado (9) e segue até a sexta-feira (22), no município de Ipu, noroeste do Ceará.

A vacina disponibilizada na rede pública garante imunidade contra três subtipos do vírus determinados pela Organização Mundial da Saúde, como A/H1N1, A/H3N2 e tipo B. Todas devem ser aplicadas anualmente.

Os grupos considerados prioritários incluem idosos (60 anos ou mais), crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), população carcerária, funcionários do sistema prisional, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.


Também podem se vacinar pessoas com condições clínicas especiais que tenham prescrição médica e cadastro nos programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS).


Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já as pessoas que estiverem com febre moderada ou grave devem esperar a melhora do quadro para poder se vacinar.

A imunização evita o agravamento da doença, internações e, muitas vezes, óbitos por influenza.


Ainda segundo a HMS, a vacina é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Em todo país é esperado a imunização de 49,7 milhões de pessoas.

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+