Ipu (CE): Parabéns aos nossos enfermeiros!

Hoje é lembrado o Dia Internacional do Enfermeiro. Aquele profissional que geralmente é quem presta os primeiros socorros e cuidados para o doente. Aquele que acompanha diariamente a situação do paciente e é um profissional fundamental para a melhora da saúde das pessoas.

No município de Ipu, no Ceará, só no setor público, enfermeiros, técnicos e auxiliares trabalham em diversas unidades de saúde privadas, Postos de Saúde do Município e no Hospital Dr. João Evangelista de Oliveira (Hospital Municipal de Ipu - HMI).

No Hospital Municipal de Ipu, os profissionais da Enfermagem são essenciais para a recuperação e atendimentos dos pacientes, oferecendo não apenas aquilo que sua função solicita, mas também uma palavra amiga e incentivo, ajudando na melhora do quadro clínico dos usuários.

"Parabéns para esses grandiosos guerreiros, a enfermagem é uma arte que requer dedicação, carinho, atenção e grande conhecimento. Tenho grande admiração a todos, são um dos nossos grandes baluartes do SUS", disse o secretário de saúde Dr.

"O Ipu é uma terra abençoada e cheia de homens e mulheres capacitados e comprometidos com a arte do cuidar. temos grandes técnicos na área da saúde que são enfermeiros. Muitos especialistas nas mais diversas áreas (enfermeiros docentes, obstetras, intensivistas, auditores, dentre tantos outros) e é por esse e outros motivos que desejo aos nossos colegas, feliz dia do enfermeiro", disse o diretor do HMI, Dr. Asarias Araújo.

No município de Ipu existem cerca de 30 enfermeiros entre a atenção hospitalar, PSF e técnicos na secretaria de saúde e hospital (secretario, diretor e coordenadores). Está sendo organizado para próxima quinta-feira (14), um jantar para homenagear toda a categoria.

A valorização dos profissionais da enfermagem

Desde de julho de 2001, que a classe dos enfermeiros pode, a exemplo de outros profissionais tais como médicos, advogados, engenheiros e outros, usar o título de "doutor". Autorização neste sentido foi dada por meio da resolução número 256/2001, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em Brasília. O órgão federal considerou que "o uso do título de doutor tem por fundamento procedimento isonômico, sendo em realidade, a confirmação da autoridade científica profissional perante o paciente ou cliente".

No município de Ipu, os enfermeiros ocupam cargos de confiança na atual gestão e comandam a saúde, por exemplo, o Secretário de Saúde (Glaidson Martins), o Diretor do Hospital Municipal (Asarias Araújo) e a Coordenadora da VISA - Vigilância Epidemiológica (Lidiana Martins), são formados enfermagem e possuem um vasto conhecimento adquirido na carreira e em cursos, seminários e outros mais.

O enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial.

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+