Ipu (CE): Plano Decenal Municipal de Educação de Ipu é discutido em Audiência Pública

Educadores de Ipu se reuniram nesta terça-feira (26/05) para discutir o Plano Decenal Municipal de Educação (PDME).

O objetivo do encontro foi definir metas educacionais para o município por período de 10 anos, pois ultrapassa os planos plurianuais de governo.

Trata-se de uma exigência do Plano Nacional de Educação (PNE), resultante do processo democrático de discussão na Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2010 e aprovado pela lei Nº: 13.005/2014 do PNE e por determinação da Constituição Federal (CF) e estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Na abertura da audiência pública, foi discutida a importância do Plano Municipal de Educação. "Definimos as diretrizes, metas e estratégias do Plano Decenal Municipal de Educação", explicou a Secretária de Educação, Terezinha Rufino.

Para a discussão das metas, os participantes foram distribuídos em grupos distintos para a discussão dos eixos do plano. Cada meta traz suas várias estratégias que foram avaliadas, analisadas pelos grupos de estudo e modificadas quando necessário para nossa realidade. Após os debates parciais, todos foram à plenária para apresentação de suas ponderações e votação de das alterações propostas no documento base do Plano Municipal de Educação.

Metas do PNE utilizadas do PDME alteradas de acordo com a realidade e necessidade do município.

Meta 1: Educação Infantil
Meta 2: Ensino Fundamental
Meta 3: Ensino Médio
Meta 4: Pessoa com Deficiência
Meta 5: Alfabetização de Criança
Meta 6: Ensino Integral
Meta 7: Qualidade do Ensino
Meta 8: Igualdade de Acesso
Meta 9: Alfabetização de Adultos
Meta 10: Educação Profissional
Meta 11: Ensino Técnico
Meta 12: Vagas na Universidade
Meta 13: Qualidade do Ensino Superior
Meta 14: Mestrado e Doutorado
Meta 15: Formação dos Professores
Meta 16: Docentes Pós-graduados
Meta 17: Equiparação de Salários
Meta 18: Plano de Carreira
Meta 19: Gestão Democrática
Meta 20: Ampliação do Investimento

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Fonte: Ipu Notícias

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