Ipu (CE): 13º Festival de Quadrilha Junina aconteceu no final de semana

Aconteceu neste sábado (13), no Ginásio Abdoral Timbó da cidade de Ipu, o primeiro dia do 13º Festival de Quadrilha Junina de Ipu em parceria com o Projeto "2º Ipu Terreiro das Tradições Juninas".

O evento foi um sucesso, mesmo tem ocorrido imprevistos de última hora que impediram as apresentações de três quadrilhas, Luar Encantado (Tianguá), Asa Branca (Tianguá) e Cabra da Peste (Tianguá), todas deveriam ter se apresentado na noite de sábado (13), mas uma destas se apresentou na noite do domingo (14).

Segundo um dos organizadores do evento, Renan Andrade, duas quadrilhas tiveram problemas por conta de força maior, devido as mortes de parentes (mãe e avó) dos organizadores daquelas quadrilhas. A outra teve problema com o seu figurino e pediu para se apresentar no domingo (14).

Com a ausência das três quadrilhas na noite deste sábado (13), a festa ficou por conta da Quadrilha Arraiá do Luar de Ubajara que deu o show, alegrando o público modesto que abrilhantou esse primeiro dia do festival nas arquibancadas do ginásio.


A grande homenageada da noite, ficou por conta da filha ilustre de Ipu, aguerrida baluarte de nossa cultura, Sra. Dona Branca (foto). Título de Mestra da Cultura Popular, por ter sido reconhecida por seu ofício de louceira durante anos de sua vida, inclusive, praticado até hoje.

Em 2005, Dona Branca teve esse reconhecimento e foi homenageada pelo Governo do Estado do Ceará, portanto, 10 anos depois é mais do que justo ela está novamente recebendo esta homenagem.

O festival prosseguiu na noite do domingo (14) com as apresentações das quadrilhas: Luar do Sertão (Colégio Ipuense), Quadrilha de Guaraciaba do Norte, Milho Verde de Tianguá, São João, Flor do Croatá e Flor do Ipuçaba de Várzea do Gilo.

O 13º Festival de Quadrilhas Juninas de Ipu, junto ao 2º Ipu Terreiro das Tradições Juninas, é um festival apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura - SECULT), Lei nº 13.811 de agosto de 2006, uma parceria com o Governo Municipal de Ipu através da Secretaria de Cultura do Município, à frente a Secretária Sônia Pontes.

Com informações do Aconteceu Ipu e SecultIpu

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+