Ipu (CE): Prefeitura apoia Colônia de Pescadores que estão sem receber o Seguro Defeso

A Prefeitura Municipal de Ipu por meio da Secretaria de Agricultura de Ipu reuniu na manhã desta sexta-feira (12/06) na Casa de Cultura com pescadores da Colônia de Pescadores da localidade de Bonito e adjacências.

A reunião foi motivada pela Secretaria que levou um advogado para representar os Pescadores da Colônia Z71 de Ipu, junto ao INSS, para regularizar o pagamento do Seguro Defeso que nesse ainda não foi repassado pelo Ministério da Pesca do Governo Federal.

Na ocasião o secretário e o chefe de gabinete Tião Rufino (representando o prefeito) apresentaram os 36 pescadores cadastrados na Colônia os serviços oferecidos na Casa do Cidadão da Secretaria de Agricultura do município.


Erivelton Sampaio, presidente da Colônia 

Durante o encontro o secretário de agricultura Joel Aragão, aproveitou para informar aos agricultores do município que na próxima terça-feira (16/06) acontecerá Reuniões de Crédito contando com a presença do Gerente do Banco do Nordeste (BNB).


Confira o horários e locais que o ocorrerá as reuniões

Dia 16 de junho
9h em Flores (Capela)
11h no Recanto (Balneário)
14h, no Engenho dos Belém (Luís Ciurinha)
16h, na Baixa Larga (Sede da Associação)

Entenda a Matéria

O que é o Seguro Defeso?

Seguro Defeso é um benefício pago ao pescador artesanal que fica proibido de exercer a atividade pesqueira durante o período de defeso de alguma espécie. A partir de abril de 2015, a habilitação e concessão do Seguro Defeso cabem ao INSS e a gestão cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego.

O benefício tem o valor de um salário-mínimo mensal e é pago enquanto durar o defeso, até o limite de 5 meses. A duração do defeso é definida pelo IBAMA, de acordo com a época de reprodução de cada espécie.

Entrevista com o Secretário de Agricultura Joel Aragão


video

Entrevista: Radialista Ademir Gregório
Fotos e informações: Ipu notícias

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+