Juntar dinheiro (de uma forma rápida) pode ser mais fácil do que você pensa

“Dinheiro não traz felicidade”, já dizia o ditado. Mas, ele ajuda em muitas coisas na vida, como realizar sonhos e permitir um pouco mais de conforto quando acontecem emergências.

No entanto, muitas pessoas têm dificuldade de juntar dinheiro para tornar seus planos uma realidade. Segundo o Guia Bolso, para criar este hábito, não é preciso abrir mão de todos os prazeres da vida, mas sim aprender a pensar em médio e longo prazo.

Confira abaixo seis dicas de mudanças no estilo de vida necessárias para juntar dinheiro de forma rápida:

1- Tenha objetivos


Uma das maiores motivações para juntar dinheiro de forma rápida é ter um objetivo. Fazer uma viagem, comprar um apartamento ou trocar de carro são alguns dos desejos que podem contribuir muito para tornar o hábito de poupar uma realidade.

Eleja um objetivo, defina o tempo que você gostaria ou poderia alcança-lo e a quantia necessária para realizar seu sonho. A partir daí, é começar a juntar dinheiro para realizar este objetivo dentro tempo estipulado.

2- Conheça suas despesas


Para juntar dinheiro, é importante entender, antes de tudo, quais são suas receitas e principais despesas. Aposte no uso de um software financeiro para avaliar a real situação das suas finanças. Quem conhece seus gastos tem mais facilidade na hora de decidir onde pode cortar os excessos no orçamento.

3- Corte gastos


Não tem jeito: quem deseja juntar dinheiro rapidamente precisa cortar gastos. Isto não quer dizer que você tenha que acabar com o lazer na sua vida, mas apenas mudar alguns hábitos em nome de um objetivo maior, seja uma viagem ou simplesmente ter segurança financeira.

Comece os cortes pelos pequenos gastos que, no final do mês, podem fazer a diferença, como café após o almoço, lanches na rua, doces, entre outros. Depois parta para os excessos e gastos desnecessários, como a assinatura do jornal que você quase nunca lê e a academia que você nunca vai.

4- Não parcele suas compras


O parcelamento das compras é um dos grandes inimigos de quem busca juntar dinheiro de forma rápida. Ao dividir o valor de um bem, você compromete o orçamento por meses a fio, sem contar que, dependendo da quantidade de parcelas, é possível que tenha ainda que arcar com juros que encarecem ainda mais a compra. A melhor opção é esperar, juntar dinheiro para comprar o que você quer e, de quebra, negociar um desconto para o pagamento à vista.

5- Fuja das compras por impulso


Juntar dinheiro requer disciplina. Mesmo que não dê para economizar muito por mês, é importante guardar pelo menos uma parte do salário. As compras por impulso devem ser evitadas porque podem colocar todo o esforço a perder, fazendo com que você acabe gastando aquilo que poupou. Antes de sacar o cartão, pare e pense se você realmente precisa daquele produto ou serviço.

6- Aposte na onda do "DIY"


Aderir ao movimento do "Do It Yourself" ou "Faça Você Mesmo", mais do que um modismo, é uma atitude sob medida para quem quer juntar dinheiro de forma rápida.

Fonte: MSN

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+