Pesquisa revela que cães rejeitam quem trata mal seus donos

"Mexeu com você, mexeu comigo". O jargão utilizado pela apresentadora Marcia Goldsmith reflete muito bem o que os cachorros pensam de pessoas que tratam mal os seus donos.

Cientistas da Universidade de Kyoto descobriram que os cães não gostam de pessoas que são más com seus mestres. Além disso, eles se recusam a aceitar comida oferecida por indivíduos que desprezam seus donos.

Os pesquisadores testaram três grupos de 18 cachorros. Eles encenaram dramatizações em que seus donos precisavam abrir uma caixa com comida. Nas três equipes, o proprietário do animal foi acompanhado por duas pessoas que o cão desconhecia. "Nós descobrimos, pela primeira vez, que os cães fazem avaliações sociais e emocionais das pessoas, independentemente do seu interesse direto", conta Kazuo Fujita, um dos pesquisadores, à Agência Francesa de Notícias (AFP).

Segundo a pesquisa, que será publicada na revista Animal Behaviour no próximo mês (de acordo com Fujita), esse traço está presente em crianças com cerca de três anos. No entanto, o cientista observa que nem todos os primatas demonstram esse tipo de comportamento.

“Há um estudo semelhante que mostrou que os capuchins tufados (um macaco nativo da América do Sul) possuem essa capacidade. Porém, não há evidência de que os chimpanzés demonstram uma preferência a menos que haja um benefício direto para eles", disse Fujita ao jornal britânico The Guardian.

Fonte: MSN

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+