Guaraciaba (CE): Jovem consegue emprego através do Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz ajuda jovens a ter o primeiro emprego. Lei da aprendizagem garante de 5 a 15% das vagas nas empresas. Foi assim que a jovem Nara Veras saiu de Guaraciaba do Norte, no interior do Ceará, para se tornar auxiliar de Recursos Humanos no Rio de Janeiro.

A jovem guaraciabense foi destaque em matéria exibida na manhã deste sábado (04/07), no Programa Jovem Aprendiz da Tv Globo apresentado por Sandra Annenberg. A jovem Nara Veras aparece no minuto 6 (seis) da reportagem que termina contando sua história e as dificuldades que ela teve de enfrentar para conseguir chegar ao seu primeiro emprego. Confira toda a reportagem a seguir e o vídeo no final da matéria.

Programa Jovem Aprendiz ajuda jovens a ter o primeiro emprego

Você lembra da expectativa do seu primeiro emprego? Quem tem entre 14 e 24 anos pode começar essa jornada como aprendiz. Em 2005, o número de jovens aprendizes no mercado era de 57 mil. No ano passado, eles eram 402 mil jovens. Ou seja, um número sete vezes maior. Esse salto é resultado da lei da aprendizagem, que completa dez anos.

A lei determina que empresas com pelo menos sete funcionários contratem jovens como aprendizes. Eles precisam estar estudando ou pelo menos terem concluído o ensino médio. A lei também prevê que as empresas forneçam de 5 a 15% das vagas para os aprendizes. No caso de pessoas com deficiência, não há limite de idade para se inscrever. Quem já concluiu os estudos e trabalha até oito horas por dia e quem ainda estuda tem jornada de quatro a seis horas de trabalho.

Os jovens também têm a oportunidade de aperfeiçoarem suas habilidades no programa Jovem Aprendiz, do Senac. A qualificação desses jovens é uma das principais regras do programa, então quem passa pelo processo seletivo, já começa a trabalhar e a frequentar a sala de aula. No estado do Rio, o Senac conta com cerca de 1000 empresas parceiras em busca de jovens aprendizes. Porém, muitas outras empresas pelo Brasil abrem processos seletivos específicos.

— Além dos benefícios fiscais que o empresário tem, ele também tem um jovem sem qualquer vício de mercado de trabalho, pronto para ser transformado, para crescer profissionalmente, e que ele pode desenvolver dentro dos seus valores profissionais — conta Rosana Masieiro, gerente do Programa Jovem Aprendiz no Senac-RJ.

O salário de um jovem aprendiz é calculado a partir do salário mínimo e das horas trabalhadas. Porém, os valores ainda variam dependendo da área de atuação.


Programa Jovem Aprendiz - Guaraciaba (CE)
Posted by Netcina on Sábado, 4 de julho de 2015

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+