Ipu (CE): Município esteve presente à Audiência Pública sobre a instalação da UFI

Fio realizado nesta sexta-feira (03/07), na Quadra Poliesportiva do Liceu Dr. João Almir de Freitas Brandão, em São Benedito, Audiência Pública sobre a instalação da Universidade Federal da Ibiapaba (UFI), um grande sonho dos Ibiapabanos.

As principais cidades envolvidas são: Ipu, Guaraciaba do Norte, Croatá, São Benedito, Carnaubal, Ibiapina, Ubajara, Tianguá e Viçosa do Ceará.

O evento promovido pela Deputada Estadual, Augusta Brito (PCdoB) contou com a participação maciça de alunos universitários, associações estudantis, várias autoridades, comunidades, deputados estaduais e federal, Associação dos Municípios da Ibiapaba (AMI) e prefeitos das nove cidades que compõem a Serra da Ibiapaba.


Estiveram presentes na audiência os colegas deputados estaduais Moisés Braz e Bruno Pedrosa, o deputado federal Odorico Monteiro e representante do deputado federal Móses Rodrigues, os prefeitos da Serra da Ibiapaba Gadyel Gonçalves (São Benedito), Regivaldo Cavalcante (Guaraciaba do Norte), Antônio Onofre (Croatá), Sérgio Rufino (Ipu), Zezinho (Ubajara), Marta Vanderlei (Ibiapina), o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará e representando o Governador Camilo Santana (PT), Inácio Arruda (PCdoB), o Presidente do CETREDE, Professor Melo, Coordenador da implantação da Universidade Federal da Ibiapaba no CETREDE, Professor Roberto Cláudio, presidente do CONDERI, Glauber Rocha, Bispo Dom Javier e Padre Lusmar e demais representantes de vários segmentos de nossa Região.

O Professor Francisco Melo falou sobre o estudo de viabilidade técnica que o CETREDE realizará nas noves cidades da Serra da Ibiapaba para constatar qual o melhor local para a implantação da Universidade. O Professor Roberto Cláudio, juntamente com o professor Francisco Melo, do CETREDE, entregarão o estudo dentro de um prazo de 03 meses.

A criação da Universidade Federal da Ibiapaba foi um pedido levado no dia 19 de maio de 2015, ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília, em audiência entre o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, e os prefeitos de São Benedito, Gadyel Gonçalves, e de Ubajara, Zezinho Romano (ambos representando a Associação dos municípios da Ibiapaba - AMI).


Na época, o deputado Chico Lopes (PCdoB) enfatizou a importância de uma nova universidade na Ibiapaba beneficiará a população de municípios como Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipu, ressaltando também as cidades de: Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Graça, Pacujá, Mucambo e Frecheirinha; para o deputado, a UFI representa a continuidade do Projeto de Expansão das universidades federais pelo governo federal e, ao mesmo tempo, uma forma de dar início, de modo concreto, à instalação de um campus universitário na Serra da Ibiapaba, assim, com a possibilidade de um campus da UFC.


A caravana da cidade de Ipu contou com a participação da Associação dos Universitários de Ipu - AUNI, em nome do atual presidente Yann Marinho e membros universitários; representação da Secretaria de Educação de Ipu; representantes do CVT, Antônio Cícero Jerônimo e Marcos Sampaio; dos vereadores: Adriano Melo (PV) e Manoel Palácios (Atual secretário de Esportes); prefeito Sérgio Rufino e a primeira dama, Ana Rufino; Chefe de Gabinete Sebastião Rufino, Secretário de Saúde, Antônio Glaidson Martins; diretor do Hospital Municipal de Ipu; Asarias Araújo, Engenheiro Hélio Freitas e membros da Secretaria de Infraestrutura.

A audiência fortaleceu a todos e lhes deixou convictos de que com essa grande união entorno desse grande sonho está na eminência de ser realizado.



GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+