Ipu (CE): Próximo sábado (25), acontecerá o 1º Encontro da Família Mororó

Padre Mororó e Brasão da Família Mororó
No dia 25 de julho de 2015, na cidade de Ipu, no Ceará, realizar-se-a "O Primeiro Encontro da Família Mororó". Durante o encontro será apresentada a árvore genealógica da Família Mororó, da sua origem até os dias atuais.

A família através de estudos, pesquisas, documentos e entrevistas comprovam que são descendentes diretos de um sobrinho e um primo de Gonçalo Inácio de Loyola Albuquerque e Mello (Padre Mororó) - (Groaíras, 24 de julho de 1774 — Fortaleza, 30 de abril de 1825), um herói cearense, líder da Confederação do Equador, movimento republicano cujo objetivo era implantar a república na região nordeste do Brasil. O Padre Mororó foi o fundador do jornalismo nordestino.

Padre Mororó nasceu no Riacho dos Guimarães, na cidade de Santa Quitéria, área hoje pertencente ao município de Groaíras. Morou e trabalhou nas cidades de Sobral, Quixeramobim, Guaraciaba do Norte, entre outras cidades do sertão nordestino, sempre pregando o evangelho e dedicando-se aos ideais republicanos e liberalistas. Foi morto em Fortaleza, no Passeio Público, e sua vida é motivo de orgulho e estimulo a vida dos seus descendentes de hoje.

Sua vida, obra e morte será lembrada neste dia com uma missa celebrada por Padre Raimundo Nonato Timbó na Igreja Matriz de Ipu, seguida por uma cerimônia comemorativa dos 149 anos de sua morte, no Grêmio Ipuense com a presença do prefeito municipal de Groairas, Adail Melo. Nesta ocasião, todas as gerações serão homenageadas com uma simbólica comenda e toda família descendente deste grande herói será imortalizada pela sua história.

Veja também: Família Mororó completará 190 anos, no próximo mês de julho

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+