Globo: "Dirceu criou a corrupção na Petrobras". Delator: "Propinas começaram com FHC"

Durante a reportagem sobre a chegada de José Dirceu a Curitiba, um dia após ser preso na Operação Lava Jato para cumprir prisão preventiva, apresentadora Leilane Neubarth informou que Dirceu é suspeito de instituir esquema de corrupção na Petrobras.

"De acordo com os investigadores, Dirceu foi o responsável por montar, estruturar, o esquema de corrupção na Petrobras quando ainda era ministro do governo Lula", disse a apresentadora do Globo News. (Veja Aqui).

A pergunta que fazemos é: Teria José Dirceu trabalhado no Governo do PSDB com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso?

Em matéria do Jornal de Globo exibida em 11/03/2015, "o primeiro a depor na CPI da Petrobras, o ex gerente da estatal Pedro Barusco contou que começou a receber propina a partir do fim dos anos 1990, no governo de Fernando Henrique Cardoso, mas disse que o esquema foi institucionalizado no governo Lula.

"Eu já falei: eu comecei em 1997, 1998 com uma atitude isolada e já detalhei até onde poderia detalhar. Sou objeto de investigação. E a partir de 2003 e 2004, houve uma fase onde estava institucionalizado esse recebimento de propina", diz Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, o primeiro a depor na CPI da Petrobras. (Veja Aqui).

Se Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, afirma "comecei em 1997, 1998 com uma atitude isolada", fica clara que ele foi quem deu início a todo o esquema durante o governo do PSDB de Fernando Henrique Cardoso que veio a ter seguimento, posteriormente, durante os governos seguintes do PT. A participação de José Dirceu deverá ser apurada, pois segundo o Ministério Público Federal, ele teria sido o responsável por "institucionalizado o esquema na Petrobras durante o governo Lula".

Em matéria do G1, do dia 10/02/2015, "o executivo Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, dono da Setal Engenharia e um dos delatores do esquema de corrupção na Petrobras, afirmou em depoimento à Justiça Federal do Paraná na segunda-feira (09/02/2015) que o "clube" das empreiteiras passou a combinar resultados de licitações desde meados da década de 1990, época em que o país era presidido por Fernando Henrique Cardoso." (Veja Aqui).

Pontos a serem observados:

1º - O embrião do esquema de corrupção na Petrobras nasceu durante o governo do FHC. Foi onde tudo teve início "em 1997, 1998 com uma atitude isolada" de Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras.

2º - Após a troca de governo do PSDB para o PT, o ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, provavelmente, poderia ter chegado a José Dirceu e relatado: "olha, aqui rola um esquema de pagamentos de propinas desta forma", e a partir disso, veio então a surgir todo o esquema posterior.

3º - Um detalhe importante é que mesmo que o esquema tema sido "institucionalizado" por Dirceu e durante o governo do PT, isso não quer dizer que era do conhecimento do ex-presidente Lula.

São apenas suposições, mas o que não é suposições e está bem claro é a forma com a Globo quer deixar o governo do PSDB de fora do esquema de propinas da Petrobras e tenta colocar como único vilão o governo do PT, Lula e Dilma.

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+