Ipu (CE): Força de Sérgio Rufino e proximidade com irmãos Gomes preocupado oposição

O Grupo de Oposição não tem conseguido dormir direito, nos últimos tempos.

O prefeito Sérgio Rufino (PCdoB) tem feito uma administração séria com Respeito e Transparência e equilíbrio com as verbas do município de Ipu.

Após passar boa parte de seu mandato obrigado a equilibrando as financiais, pagando contas e resolvendo as inadimplências da gestão passada, o atual prefeito Sérgio Rufino está com a sua gestão bastante equilibrada e conseguindo tocar suas obras, mesmo tendo algumas que ainda esperam por liberação de recursos dos governos Estadual e Federal.

O controle nas contas tem recebido elogios até mesmo de analista político e membros do Grupo de Oposição. Sérgio Rufino também tem conseguido adesões de lideranças políticas para o Grupo Liberdade e isso tem enfraquecido o Grupo de Oposição.

Na sessão da última sexta-feira (07/08) tomou posse o suplente de Vereador Luiz Kim (PRB) que pertencia ao Grupo de Oposição, mas que agora é do Grupo Liberdade.

Mas o que talvez venha tirando o sonho do Grupo de Oposição é a aproximação de Sérgio Rufino com os irmãos Gomes. Quando ainda governador, Cid Gomes fechou um acordo com o prefeito Sérgio Rufino e o deputado Sérgio Aguiar (PROS), sobre uma disputa pelo comando do PROS em Ipu que ficaria com o deputado estadual mais votado no município. Quem obteve mais votos foi Augusta Brito (PCdoB), candidata apoiada por Sérgio Rufino.

Desde a vitória de Augusta, o PROS passa por querelas no município. O Grupo de Oposição não aceita a derrota. Já o prefeito Sérgio Rufino está tranquilo com relação a questão e o dinamismo da política fez Cid e Ciro Gomes sinalizarem que não ficarão no PROS e assim a sigla deixou de ser o centro das atenções em Ipu, onde o que interessa mais é a nova sigla onde os irmãos Gomes estarão filiados.

O deputado André Figueiredo é presidente do PDT no Ceará e o senhor Balacó é o presidente do diretório em Ipu. O presidente nacional do PDT é Carlos Lupi e esse tem conversado com os irmãos Ciro e Cid Gomes (PROS).

Nos bastidores político está existindo conversas para um possível acordo entre Carlos Lupi e os irmãos Gomes para a filiação da dupla no PDT, que deve ocorrer nas próximas semanas. O acordo pode prever a candidatura à presidência da República de Ciro em 2018.

Em julho, segundo matéria do O Globo, Carlos Lupi afirmou que o PDT pretende ter candidato próprio à Presidência em 2018, mas negou que a negociação com Ciro passasse por esse ponto:

— Primeiro vamos discutir o projeto, depois, o nome. Pode ser o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Questionado se Ciro seria um nome para a Presidência, porém, pelo PDT, Carlos Lupi diz que sim:

— Não tem veto a ninguém.

Voltando ao Ipu. O Grupo de Oposição andou comemorando o fato de Domingos Neto comandar o PL no Ceará e em Ipu, mas com esse entendimento do PDT e irmãos Gomes, o PDT pode cair nas mãos de Sérgio Rufino e os vereadores da bancada do prefeito - que não for para o PCdoB - poderão se filiar ao PDT, logo que o Congresso autorizar a janela de transferência para membros dos legislativos.

Assim pode até deixar o PROS e PL com o Grupo de Oposição de Ipu, se o prefeito Sérgio Rufino ficar com o PDT. E haja muitas noites sem sono para o Grupo de Oposição de Ipu.

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+