Ipu (CE): 'Microrregional de Saúde'; Das 16 especialidades, o HMI já conta com 12

O prefeito Sérgio Rufino (PCdoB) esteve nesta quarta-feira (29/07) participando de reunião no Hospital Municipal Dr. José Evangelista de Oliveira (HMI) com a presença da Coordenadora da Regional da Saúde em Sobral, Dra. Maria Lucila Magalhães Rodrigues.

A reunião teve como objetivo levar ao conhecimento dos gestores e representantes dos 04 municípios: Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba e Hidrolândia em pleitear o Ipu na 23ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Ceará.

Entenda a notícia: O objetivo é transformar o município de Ipu em uma 'Microrregional de Saúde' referendada por uma Programação Pactuada e Integrada (PPI).

"Uma das grandes vantagens para o município de Ipu ao tornar-se 'Microrregional de Saúde' seria a implantação de uma Policlínica Regional, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), já que, dos 16 especialistas ofertados pela Policlínica de Sobral, o município de Ipu já disponibiliza de 12 especialidades", afirmou o prefeito Sérgio Rufino na reunião.

A Auditora da Secretaria de Saúde de Ipu, Sra. Maria Elisabeth Alves fez uma breve explanação e exposição dos dados referentes ao ano de 2014, e os cinco primeiros meses de 2015, referentes a produção nos atendimentos de emergência, internamentos, partos e cirurgias realizadas no Hospital Municipal de Ipu. Na ocasião, a Dra. Lucila levou ao conhecimento dos presentes, como a saúde pública evoluiu no Estado do Ceará e na Região Norte de Sobral até chegar a uma 'Microrregional de Saúde'.

O prefeito Sérgio Rufino anunciou que já esteve com o Secretario de Saúde do Estado e os demais prefeitos desta região, ocasião em que houve um bom entendimento, destacando a importância da 23ª Microrregional fique em Ipu, até pela estrutura de saúde ofertada pelo município e suas questões geográficas para os demais municípios.

Presentes a reunião, os representantes da Secretarias de Saúde: Pires Ferreira, Kenya Lopes, Secretaria de Saúde de Varjota, Sra. Ana Patrícia, Secretaria de Saúde de Hidrolândia, Sr. Euclides e sua assessora, Sra. Cibelle. Do município de Ipu: o prefeito Sérgio Rufino, Chefe de Gabinete, Sebastião Rufino, Secretário de Saúde, Antônio Glaidson Martins, Diretor do HMI, Asarias Araújo, Auditora da Secretaria de Saúde, Maria Elisabeth Alves, Coordenador Financeiro da Autarquia Municipal de Saúde, Cristiano Robson, Coordenador de Enfermagem, Eduardo Damasceno e Assessor de Imprensa, Afrânio Soares.

No final da reunião ficou acordado a revisão da Programação Pactuada e Integrada (PPI) em consonância com os quatro municípios desde eixo e a realização de um planejamento bem definido de serviços adequados à saúde de acordo com a população residente em cada um destes territórios, garantindo o acesso satisfatório de saúde para a população, assim, garantindo a alocação dos recursos financeiros para saúde, a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores.

Fonte: Governo Municipal de Saúde

GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+