Vídeo: Líder do U2, Bono desafia Lula: "Vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário?"

No vídeo, introduzido por um "Brasil, tudo bem...?" em sotaque gringo, Bono diz que está sentado com um "tesouro global", antes de apontar para um sorridente Lula cercado de assessores.

O cantor Bono afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) "ainda é o presidente de vocês em muitas maneiras". "Mas agora, o mundo se apropriou dele", emendou o vocalista do U2, em declaração feita em vídeo, em 2013, ao lado de Lula num encontro em Londres.

Co-fundador da Fundação One, ONG voltada para o combate à pobreza extrema, especialmente na África, Bono se tornou um dos principais entusiastas das políticas sociais promovidas por Lula em seu governo, especialmente do Bolsa Família.

Lula viajou em 2013 para a capital britânica para a abertura de uma exposição do fotógrafo Sebastião Salgado e a pedido do roqueiro e ativista social, o cantor Bono, o ex-presidente do Brasil teve um encontro com o líder do U2 que durou uma hora e "acabou se transformando em uma produtiva reunião de trabalho" para conversarem sobre o Bolsa Família, segurança alimentar, fome na África e até futebol.

De lápis na mão, o ex-presidente fez para Bono um cálculo estarrecedor:

"Some os 9,5 trilhões de dólares gastos para salvar bancos norte-americanos e europeus, depois da crise de 2008, mais os 1,7 trilhões de dólares despejados pelos EUA na guerra do Iraque, e você terá mais de US$ 11 trilhões. Isso significa que os recursos jogados na farra dos bancos e na invasão do Iraque seriam suficientes para montar um mega-programa Bolsa Família que atenderia a todos os pobres do mundo durante 150 anos".

Ao final do encontro, Bono fez um desafio ao ex-presidente do Brasil:

"Você é hoje a única pessoa em condições de liderar uma cruzada internacional para transformar o Bolsa Família num programa planetário, que atenda a todos os pobres do mundo! Vamos, eu me junto a você e fazemos isso juntos!"

No vídeo, Bono se diz inspirado por Lula antes de comentar que os dois também falaram sobre a juventude no Brasil e o rock. "Eu contei a ele que a juventude do Brasil tem um ótimo gosto para o rock'n'roll. E ele sorriu". Bono conclui desejando o melhor para os brasileiros, antes de um abraço no amigo Lula.



GOSTOU? CURTA NOSSA PÁGINA E FAÇA UM COMENTÁRIO!
Compartilhar no G+