Conselho proíbe médicos de postar ‘selfie’ com pacientes na internet

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publica nesta semana uma resolução que proíbe médicos de publicar na internet “selfies” (autorretratos) com pacientes. A medida está incluída em um pacote de proibições com objetivo de limitar o “sensacionalismo e a autopromoção” dos médicos, afirma um comunicado do conselho.

As novas regras, que devem ser publicadas no Diário Oficial da União, também impedem médicos de participarem de anúncios comerciais, mesmo que não sejam de produtos de saúde, como alimentos e artigos de higiene e limpeza.

As “selfies” foram vetadas após a constatação de que um grande número de médicos estava postando fotos de pacientes em redes sociais sem seu consentimento. “Trata-se de uma decisão que protege a privacidade e o anonimato inerentes ao ato médico”, afirmou José Fernando Maia Vinagre, corregedor do CFM.

O uso de redes sociais continua sendo vedado para promoção de serviços. Médicos não podem usar Facebook ou Twitter, por exemplo, para divulgar endereço e telefone de consultório ou clínica.

Fonte: Bem Estar

Compartilhar