Funcionários contam segredos sobre o trabalho na Apple

A Apple já é conhecida por escolher uma linha diferente na hora de desenvolver seus produtos e se relacionar com funcionários. Sigilo é um ponto fundamental na empresa norte-americana, tanto que funcionários da Apple não sabiam que estavam trabalhando no iPad antes dele ser lançado ao mundo pelas mãos de Steve Jobs.

É por isso que as revelações dos funcionários da Apple no site Quora, rede social com ênfase em perguntas e respostas – como o Yahoo! Respostas – surpreendeu e atiçou a curiosidade de muita gente. Veja a lista abaixo de revelações escolhidas pelo site Bussines Insider:

1) Não fale sobre a Apple

Segundo um ex-designer da empresa, o funcionário precisa compreender que faz parte de algo muito maior do que ele mesmo. Um colaborador da Apple é praticamente pago para pensar e, na prática, essas ideias pertencem ao grupo em que trabalha. Por isso, nada de comentar por aí o que é desenvolvido em ambiente corporativo.

2) O café é maravilhoso

Outro funcionário anônimo contou que o campus da Apple é um local maravilhoso para se trabalhar, mas que o ponto forte mesmo é a maravilhosa cafeteria gratuita para funcionários.

3) Emails chegam a todo o momento e devem ser respondidos, não importa qual seja o horário

O ex-diretor de internet Don Melton explica que, para a Apple, todos os emails e mensagens devem ser respondidos, isso inclui até os que são enviados de madrugada por gerentes e diretores que estão locados em outros países.

4) Domingo é dia de trabalho

Melton também explicou que domingo é dia de trabalho para todos graças a reuniões executivas que acontecem religiosamente toda a segunda. Ou seja, domingão é dia de estar conectado à movimentação dos chefes e coordenadores.

5) Projetos de Jobs tinham prioridade

Quando Jobs era vivo, um projeto em que estava envolvido demorava semanas para ser realizado, ritmo bem diferente dos projetos de mesma envergadura que não tinham seu dedo, e poderiam demorar até anos para saírem do papel.

6) Getting shirtified

Funcionários da Apple Store revelam que “get shirtifield” é uma expressão usada para o treinee que acabara de entrar no cotidiano da empresa, algo como encamisado… Isso significa que ele vestiu a camisa da empresa.

7) Contradição ambulante

Outro funcionário que assina como TV Dotson afirmou que a Apple se preocupa com sua imagem acima de tudo, mas ao mesmo tempo que exibe em suas paredes banners com o escrito “pense diferente”, obriga os funcionários a serguir uma cartilha rígida de regras sobre comportamento coorporativo.

Fonte: Olhar Digital