Para Edward Snowden, mensagens alienígenas são criptografadas

Depois de trazer à tona a política de espionagem do governo dos Estados Unidos, Edward Snowden volta à cena com algumas novas polêmicas. Desta vez, no entanto, ele pouco tem a dizer sobre monitoramento ou outras estratagemas políticas, mas soltou o verbo sobre a existência de vida extraterrestre. Segundo ele, aliens não apenas existem como estão tentando se comunicar neste exato momento.

Parece algo bem fantasioso, mas é algo que até faz bastante sentido e que conta com o respaldo de um dos cientistas mais renomados da atualidade: Neil DeGrasse Tyson. Os dois conversaram durante o podcast StarTalk, pertencente ao astrofísico, e um dos tópicos levantados no bate-papo foi exatamente a criptografia — e foi aí que Snowden deu sua explicação do porquê de nunca encontrarmos nada fora da Terra.

Segundo ele, a preocupação com a segurança durante uma comunicação não é algo exclusivamente nosso e é possível que os aliens estejam transmitindo suas mensagens a partir de um sistema de criptografia tão bem feito que esses sinais passam despercebidos por nós.

Soa como uma resposta forçada? Pois essa é uma solução bastante lógica e crível para algo que muitos pesquisadores chamam de Paradoxo de Fermi, que questiona por que um universo tão grande e antigo quanto o nosso não apresenta outro tipo de vida. Segundo o pivô do escândalo da NSA, esses outros seres existem e nós é que somos incapazes de localizá-los.

Para Snowden, uma comunicação bem encriptada pode passar despercebida por nós. De acordo com ele, em um nível teórico, não há como diferenciar o que é uma mensagem cifrada de um barulho aleatório e que essa é a razão para nunca termos captado nada de uma raça alienígena.

Ele explica que, ao longo do tempo, todas as sociedades perceberam que a criptografia é uma necessidade e que a única forma de acontecer essa detecção de sinais é no breve período antes daquele povo se dar conta da importância de ocultar o que estão dizendo.

Assim, tudo aquilo que os nossos satélites captam podem ser desde uma mensagem enviada de uma nave a outra até mesmo algo que um ET está vendo em sua TV em seu planeta natal. O problema é que nós somos incapazes de perceber isso como algo diferente de um simples ruído.

Isso não quer dizer, porém, que seres extraterrestres estão tentando se comunicar conosco neste exato momento. Quer dizer, até podem, mas que não a partir de uma espécie de linguagem universal, mas do seu jeito.

Diante disso, Neil DeGrasse Tyson destaca que, a partir desse ponto de vista, é possível imaginar que os aliens têm os mesmos problemas de segurança que nós. E, segundo Snowden, se isso realmente acontecer, é possível que eles sejam politicamente mais iluminados que nós. Pelo menos disso é difícil de duvidar.

Fonte: The Verge, CNET Via: Canal Tech