Problemas com instalação do iOS 9 está inutilizando aparelhos

O iOS 9 chegou na última semana repleto de novos recursos e elogios por parte dos usuários. No entanto, nem todo mundo teve uma experiência tão positiva assim com a nova versão do sistema operacional. Após instalarem a atualização, muitas pessoas relataram que seus aparelhos simplesmente pararam de funcionar.

As reclamações surgiram pouco tempo depois da liberação do update, na última quarta-feira (16), e logo inundaram as redes sociais com reclamações. Tanto o Twitter quanto o Facebook viraram o principal centro de reclamações de usuários que encontraram o tal problema. E, enquanto muitos pediam ajuda ou apenas xingavam a Apple, outros tentavam descobrir a causa e a solução para a falha.

Segundo muitos deles, uma das razões mais prováveis para todo esse transtorno está na idade dos aparelhos. Ao que parece, é possível que o iOS 9 esteja encontrando problemas na hora de instalar em iPhones e iPads um pouco mais velhos e, em decorrência disso, esses dispositivos simplesmente param de funcionar.

Diante disso, muita gente decidiu correr para uma loja da Apple em busca de solução. No entanto, parece que nem mesmo os funcionários da empresa sabem muito bem como se portar nesses casos. Em alguns casos, por exemplo, os vendedores oferecem duas opções não muito animadoras para quem está impossibilitado de usar seu celular ou tablet: esperar por alguma novidade técnica por parte da fabricante ou retornar o aparelho às suas configurações e fábrica — e perder todos os seus arquivos e dados no processo.

Segundo funcionários da Apple Store, a empresa já está ciente dessa falha e já colocou sua equipe de engenheiros para trabalhar numa correção — que ninguém tem a menor ideia de quando vai sair. Por outro lado, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o assunto até agora e se negou a fazer qualquer comentário à imprensa.

Por mais que esse erro tenha afetado um número bem específico de usuários, ele não pode ser ignorado, principalmente se levarmos em consideração a própria reputação da Apple. Muitos consumidores optam por um iPhone e iPad por conta dessa imagem que a empresa vende de si mesma, como uma companhia preocupada com o desempenho de seus produtos e sempre longe de falhas.

Porém, essa é uma impressão que ela parece estar deixando de lado. Em entrevista ao site Business Insider, o especialista em tecnologia da Cybershack, Charlie Brown, relembra dos problemas que muitos usuários enfrentaram durante o lançamento do iOS 8 e que a Apple teve que lançar várias outras atualizações para corrigir pequenos bugs aqui e ali — sendo que muitos deles não foram corrigidos.

Brown destaca ainda que qualquer crítica é significativa nos tempos das mídias sociais. Se levarmos em conta as reclamações feitas na edição anterior e com a última atualização, isso tudo pode causar uma mancha bem grande na fama da empresa. Segundo ele, ter clientes insatisfeitos enquanto aumenta sua base de usuários faz também com que o número de pessoas reclamando de seus produtos também cresça.

Por outro lado, o especialista diz também que boa parte dos tais problemas de instalação do iOS 9 são temporários e que, a essa altura do campeonato, já devem ter sido solucionados. De acordo com o que foi mostrado no Twitter e no Facebook, a mensagem de erro de “Software Update Failed” era fruto dos servidores sobrecarregados da Apple. Como acontece a cada nova versão do iOS, o número de pessoas fazendo o download ao mesmo tempo é enorme e isso causa lentidão e pode até mesmo interromper o processo de repente por conta de dificuldades de comunicação.

Já em relação aos aparelhos mais antigos, a causa pode ser exatamente a idade do dispositivo. Como o Business Insider sugere, é possível que a chegada do iOS 9 ao iPhone 4s e iPad 2, por exemplo, tenha sido uma saída amigável da Apple para compensar as dores de cabeça causadas pelo iOS 8 no ano passado. Porém, o hardware mais antigo pode ter enfrentado dificuldades durante a instalação e causado tudo isso.

De qualquer forma, ainda vale a pena ficar de olho. Quase uma semana depois do lançamento da nova versão do sistema, a Apple ainda não trouxe uma atualização para corrigir esses problemas e nem se pronunciou sobre o caso. Assim, se você ainda está com o iOS 8, talvez seja o caso de esperar mais um pouco apenas para evitar surpresas desagradáveis — ou, se decidir se arriscar, lembre-se de fazer um backup antes de qualquer coisa.

Fonte: Business Insider
Via: Canal Tech

Compartilhar