Robôs para recolher lixo são nova aposta da Volvo

A nova pretensão da empresa automotiva Volvo lembra um pouco a história do filme de animação WALL-E, onde um pequeno robô tem a missão de limpar a terra coberta por lixo. Mas, embora a história se passe num futuro distante, a empresa sueca quer transformar a fantasia da Disney em realidade nos dias de hoje.

Em parceria com 3 universidades da Suécia e dos EUA, a Volvo está desenvolvendo o ROAR, um sistema dividido em duas partes: robôs que podem transportar caixas e sacos de lixo e caminhões que podem ser controlados remotamente.

O objetivo é que através desse projeto a tarefa considerada ingrata por muitos possa ser realizada de maneira mais fácil e higiênica, segundo a própria Volvo. E embora ainda não tenha uma data provista para lançamento, o sistema protótipo já está sendo testado ruas de Gotemburgo, cidade onde a sede da Volvo está situada.

Vale lembrar que a Suécia é um país com excelente capacidade de recolhimento de resíduos: apenas 1% de todo o lixo produzido no país acaba em aterros e cerca de 50% da população recicla praticamente todo seu lixo.

Fonte: Olhar Digital

Compartilhar