Ipu (CE): Saúde e Sereste Regional de Sobral – Uma preocupação voltada a saúde do trabalhador

A Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do trabalhador (RENAST) constitui a principal estratégia para implantação da política nacional de saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ela articula diversas instituições e atores sociais que compõem o campo da saúde do trabalhador e a atuação da rede de serviços do SUS. Para isso, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Serest) devem desenvolver ações que incluem a estruturação de protocolos, de linhas de cuidado, a capacitação de profissionais da rede, o registro, análise e disseminação de informações e outros instrumentos que favoreçam a integralidade de ações de saúde do trabalhador e o controle social.

Em virtude dessas ações, é que o município de Ipu através da secretária de saúde de Ipu que tem a frente o Dr. Glaidson Martins e toda a sua equipe reuniram-se no dia 21 de agosto de 2015 com 02 representantes do Cerest Regional de Sobral.

O engenheiro em segurança do trabalho (Dr. Aroldo) e a fisioterapeuta (Dra. Lígia) técnicos do Serest estiveram no Ipu e fizeram uma reunião muito proveitosa para os funcionários da secretária de saúde e do Hospital Municipal Dr José Evangelista de Oliveira.

Foram discutido assuntos relevantes para a saúde do trabalhador ipuense, tais como: casos de acidentes de trabalho mais frequentes; principais casos notificados no município; economia informal e o amparo as vítimas de acidentes de trabalho; o histórico das notificações nos últimos anos em Ipu.

Foram elucidado as dúvidas de todos os presentes e estabelecido o compromisso entre ambos (Serest e Saúde de Ipu) para que haja uma ação maior no quesito das notificações envolvendo a saúde do trabalhador.

Com Informações Asarias Araujo

 

Compartilhar