A NASA pagou 73 mil reais para esse garoto ficar 70 dias deitado

Você vive reclamando do seu emprego, sente-se bem na cadeira e prepara-se para ficar ainda mais revoltado. O rapaz que você vê nessa foto recebeu 18 mil dólares (o que vale, hoje, 73 mil reais) para permanecer deitado por 70 dias.

Mas nem tudo são flores. Ainda que a bolada pareça fácil, o rapaz não podia se levantar para absolutamente nada, nem mesmo para ir ao banheiro. Para fazer suas necessidades, o rapaz precisava manter-se horizontal, suportando toda a dor que isso possa envolver.

O rapaz da foto não foi o único. 50 voluntários foram pagos pela NASA no ano passado para passar por esse experimento, que tem como objetivo observar como os músculos se deterioram nessas condições. A agência americana espera que os resultados do experimento que custou aproximadamente 3,6 milhões de reais apenas para pagar os voluntários (sem contar os gastos com máquinas) sirvam para auxiliar em futuras missões espaciais.

O portal ‘NextShark’ entrevistou um dos participantes do estudo, que disse que ouviu falar do projeto em uma postagem no site ‘Reddit’, e foi então que fez sua inscrição. O rapaz, que se chama Drew Iwanicki, foi escolhido entre 25 mil candidatos para realizar o estudo, que aconteceu em novembro de 2014.

Drew conta que tinha horários de sono regrados, e era monitorado 24 horas por dia, sete dias por semana. Sua dieta também era extremamente rigorosa, para que seu peso de 90kg fosse mantido. O rapaz não pode se sentar e nem mesmo fazer contato visual com sua namorada durante o estudo.

“Eu tinha um horário regrado de sono. As luzes se apagavam às 22h e se acendiam às 6h. A maior piada nisso tudo é que eu não podia cochilar durante o dia, mesmo estando preso na cama o dia todo”, contou o participante.

Os participantes recebiam um leve descanso: eram autorizados a sustentar-se sobre as mãos e cotovelos durante 30 minutos para comer, antes de se deitar novamente. Alguns exercícios leves também eram realizados.

Drew conta que depois de ter pago os impostos sobre o seu ‘salário’, recebeu 13 mil dólares (52,7 mil reais). Depois dos 70 dias deitado, ele teve de passar por 38 dias de repouso pré e pós-cama, para evitar complicações.

Fonte: Uol

Compartilhar