Tianguá (CE): Carnaval em na cidade terá campeonato de voo livre e ação ambiental

Comemorar o carnaval de uma maneira diferente, aliando aventura, preservação do meio ambiente, cultura e muita música. É assim que o Sítio do Bosco Park, em Tianguá, estará recebendo os visitantes no período momino. No dia 26 de fevereiro, como ponto alto desta programação, o equipamento turístico irá realizar um campeonato de voo livre, no qual os participantes voarão fantasiados.

De acordo com Gabriela Bueno, gerente do Sítio do Bosco, outro diferencial do evento é que, durante o voo, os pilotos irão lançar as “bombas da vida”, pequenas bolas de terra fértil levemente compactada, que incluem sementes da flora nativa. “Após serem jogadas lá do alto, ao cair no solo as bombas “explodirão” espalhando as sementes, que deverão brotar com as primeiras chuvas”, disse.

Segundo Gabriela, a “bomba da vida” ou “bombbeeding” é uma técnica de introdução de vegetação na terra a partir do “bombardeio”, inicialmente feito por aviões, tendo sido adaptada pelo Sítio do Bosco com o voo de parapente. “Os primeiros registros históricos de uso dessa técnica datam de 1930, ano em que as montanhas de Honolulu, Havaí, foram “bombardeadas” após a ocorrência de incêndios florestais. A ideia surgiu como solução para o reflorestamento rápido de terras áridas, utilizando pouquíssima mão de obra. E desta forma, trouxemos essa técnica para a nossa realidade”, contou ela.

A produção destas bombas é feita em parceria com o Instituto Viva e mobiliza ambientalistas e estudantes da escola da comunidade do entorno do equipamento turístico. Além do campeonato de voo livre à fantasia, Gabriela informa que o Sítio do Bosco irá sediar a III Feira de Artesanato, envolvendo artesãs locais e das cidades circunvizinhas. Também serão realizadas, no local, apresentações de artistas tocando música popular brasileira.

Turismo e sustentabilidade

De acordo com Lucileide Lourenço, gestora de turismo do escritório regional do Sebrae na Ibiapaba, a realização de eventos como este estão conectados com a estratégia de estruturação da rota turística da região. “O Sebrae, juntamente com os empresários, está desenvolvendo um trabalho de implantação de uma rota turística envolvendo os municípios da Ibiapaba, e um dos eixos importantes desta iniciativa é o da sustentabilidade”.

Segundo ela, a instituição tem buscado incentivar os empresários do território da Rota da Ibiapaba a desenvolverem ações de responsabilidade ambiental que garantam a sustentabilidade das florestas nativas da região. “Essa iniciativa do Sítio do Bosco é muito aplaudida e ajuda a tornar este destino ainda mais atrativo. O esplendor da vegetação, a fauna e flora exóticas, as belas cachoeiras e bicas são patrimônios importantíssimos para a Ibiapaba e, por isso, precisam ser preservados por todos”.

Lucileide explica que a riqueza deste patrimônio ambiental também contribui para fazer da Ibiapaba um importante polo para a prática de esportes que proporcionam contato direto com o meio ambiente, a exemplo do voo livre, rapel, montanhismo e, principalmente, escaladas. “Diante deste cenário e destas potencialidades, os empresários dos negócios de turismo da região são estimulados pelo Sebrae a desenvolverem estratégias com o objetivo de promover a inovação de seus modelos de negócios e de ofertar produtos e serviços turísticos ambientalmente sustentáveis, como é o caso desta iniciativa do Sítio do Bosco”.

Sítio do Bosco

O Sítio do Bosco Park é uma empresa familiar, indutora do turismo na região da Ibiapaba, que atua desde 2003, sobretudo nos eixos de Ecoturismo e Turismo de aventura. A sua área é de aproximadamente 20 hectares, dispondo de um camping com infraestrutura equipada para receber até 200 campistas. O Sítio também dispõe de hospedagem em chalés confortáveis e um restaurante com comida regional.

Um dos principais atrativos do lugar é uma ampla rampa de voo livre, considerada uma das melhoras infraestruturas para esta prática no país, inclusive já tendo sediado diversos campeonatos regionais e nacionais. No Sítio, o visitante que gosta de aventura ainda pode desfrutar de trilhas, mirantes, cascatinha na mata com água mineral, caverna do morcego, rapel e tirolesa.

Fonte: DN

Compartilhar