Ipu (CE): Prefeito se reúne com universitários para tratar sobre transporte

Proposta é buscar soluções em conjunto para atender a demanda dos alunos.

A Prefeitura Municipal de Ipu se reuniu, na manhã desta quinta-feira (23), com representantes dos estudantes para tentar resolver a questão da superlotação do transporte universitário iniciada no início do ano. Durante o encontro, foi apresentada aos alunos algumas ideias para tentar solucionar a questão. Uma próxima reunião será marcada.

Cada universitário elegeu um representante de cada ônibus e instituição de ensino e uma comissão formada por oito alunos estiveram no gabinete reunido com o chefe do executivo Sérgio Rufino, com o proprietário da empresa Transpec o empresário Castro, o secretário de financias Raimundo José, chefe de gabinete Tião Rufino e contabilidade do município.

Sérgio Rufino iniciou a reunião exigindo aos universitários a reativação da Associação dos Universitário de Ipu (AUNI). Relatou das dificuldades financeiras de pagar o transporte universitário, devido a falta de verba especifica para o assunto, mais garantiu conhecer a realidade dos mesmos e garante que honrará com o compromisso até o fim de sua gestão. De acordo com o prefeito, o município disponibiliza através de contrato com a empresa Transpec, cinco veículos, distribuídos em dois pela manhã e dois a noite para alunos que cursam faculdades na cidade de Sobral e mais um ônibus para a cidade de Guaraciaba do Norte (CE).

Com relação a superlotação os alunos relataram que o problema maior se concentra no turno noturno de segunda à sexta-feira, com intensidade maior nas sextas-feiras, devido a volta dos alunos que residem em Sobral. Já no período da manhã o problema de lotação ocorre apenas na segunda e sexta-feira também pelo mesmo caso.

A administração se comprometeu em soluciona o problema de superlotação disponibilizando um ônibus extra para deixar e pegar esses alunos que moram em Sobral, deixando a prioridade para os alunos que viajam diariamente. No caso o transporte sairia no domingo a noite de Ipu para deixar esses alunos e pegá-los na sexta-feira a noite para trazê-los de volta.

O empresário Castro, dono da empresa responsável pela locação dos veículos, informou que a partir daquele momento não levaria mais nenhum aluno em pé, e que a empresa já acumula uma quantidade enorme de multas de trânsito, ocasionada pelo excesso de passageiros que estaria viajando a pé. Esse terceiro ônibus que atualmente veio para solucionar o problema foi uma oferta da empresa, até que o problema seja solucionado.

Ficou em comum acordo com a prefeitura e universitários que no período de 30 dias, os alunos se organizariam em reativar a Associação e que ela através dos alunos alugariam o terceiro ônibus e que até lá tanto a prefeitura como a empresa arcariam com esse terceiro veículo. Outros pontos como paradas, rotas e organização interna dos transportes foram tratados na reunião.

A comissão provisória da Associação é formada pelos universitário: Mylena Cavalcante (Farmácia), Davi Freitas (Administração), Lorena Fortuna (Direito), David (Enfermagem), Dario Carberine (Enfermagem) e Jefferson Araújo.

Atualmente ao todo o município tem 410 (quatrocentos e dez) universitários que utilizam os transportes universitários, esses alunos seriam cadastrados na Associação e passariam a contribuir afim de arcar com a locação do terceiro ônibus. Uma sala na Secretaria de Educação do município foi disponibilizada para instalação da Associação.

Fonte: Ipu Notícias
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