Sobral (CE): Internauta denuncia rua infestado por 'Barbeiros' que transmitem Doença de Chagas

Uma internauta denunciou que a Rua José de Alencar, no Bairro Domingos Olímpio em Sobral, Norte do Ceará, está infestada pelos Besouros Barbeiros que são transmissores da "Doença de Chagas".

"Olá boa tarde. Venho aqui alertar as autoridades de saúde da zoonoses de um caso de infestação de besouros (barbeiros) na rua José de Alencar, Bairro Domingos Olímpio, por trás do Colégio Cirão. Existem muitas crianças e idosos na rua. Os besouros estão por todos os cantos das casas e da rua", alertou a internauta.

Doença de Chagas

"Doença de Chagas" ou "Tripanossomíase Americana" é uma doença tropical parasitária causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi e transmitida principalmente por insetos da subfamília Triatominae.

Os sintomas mudam ao longo do curso da infecção. Na fase inicial, eles podem não estar presentes ou podem ser: febre, gânglios linfáticos aumentados, dor de cabeça e inchaço no local da mordida. Após 8-12 semanas, os indivíduos entram na fase crônica da doença e em 60-70% nunca desenvolvem outros sintomas. Os 30 a 40% restantes apresentam sintomas adicionais de 10 a 30 anos após a infecção inicial. Isto inclui o alargamento dos ventrículos do coração em 20 a 30% levando a insuficiência cardíaca. A dilatação do esôfago ou o alargamento do cólon também podem ocorrer em 10% das pessoas.

Trypanosoma Cruzi é transmitido para humanos e outros mamíferos principalmente pela via vetorial, geralmente através do contagio com as fezes de insetos hematófagos da subfamília Triatominae, popularmente denominados de "barbeiros".

A doença pode também ser transmitida através de transfusão de sangue, transplante de órgãos, ingestão de alimentos contaminados com o parasita e da mãe para o feto.

O diagnóstico precoce da doença é feito pela detecção do parasita no sangue, utilizando um microscópio. A forma crônica é diagnosticada pela presença de anticorpos para Trypanosoma Cruzi no sangue.

Com informações do Sobral 24 Horas e Wikipédia
Adaptações: Netcina
Compartilhar no G+