Sobre Lula quero dizer o seguinte

Na minha opinião e de muita gente foi um dos melhores presidentes desse país por tudo que já sabemos, na economia, na área social, relações exteriores e no combate à corrupção com o fortalecimento e independência dados ao MPF, PF e CGU como nunca antes. Os fatos e dados são incontestáveis.

Mas o governo Lula também teve erros, sendo os maiores não ter ao menos tentado uma reforma política, não ter democratizado os meios de comunicação que são um cartel de meia dúzia de famílias bilionárias e não ter tomado mais cuidado com as alianças realizadas pra manter a governabilidade. É verdade que essas alianças não seriam necessárias se o povo votasse com mais consciência para o Congresso, mas sabemos que nem educação, formação ou informação a maioria da população tem pra isso.

Isso posto, não podemos ignorar que as delações da Odebrecht e da OAS são graves e que Lula deve explicações, assim como outros políticos de todos partidos. Também é verdade que os delatores precisam apresentar provas materiais pois é fácil acusar e dizer que as provas foram destruídas a pedido do acusado. Desse jeito qualquer pessoa pode ser acusada de qualquer coisa. O ônus da prova deve ser de quem acusa, sempre. Senão é o fim do Estado democrático de direito. Mas mesmo que não se prove alguma coisa relacionada a propina ligada a alguma obra pública, está claro que Lula teve um relacionamento com essas construtoras após a presidência e disso ele não precisava. Não importa se FHC teve uma pista de pouso construída em sua fazenda pela Camargo Corrêa ou que outros tenham feito coisas piores como receber propina na Suíça, como muitos de seus opositores.

Lula não poderia ter deixado uma brecha sequer para ser explorada pelos seus inimigos políticos do Judiciário, da mídia e da direita brasileira. Os mesmos que já julgaram e condenaram Lula antes de qualquer julgamento justo, que dificilmente acontecerá com Sérgio Moro que demonstrou ser partidário e agir politicamente. Cabe a Lula se defender, se explicar e se for o caso, sofrer a punição adequada caso seja condenado em um julgamento justo, como todos os brasileiros merecem ter em uma democracia, se é que somos isso ainda.

Texto: Cris Penha
Compartilhar no G+