Ipu (CE): O Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a gripe no sábado (13)

Neste sábado (13-05), o Ministério da Saúde promoveu o Dia D de Vacinação contra a gripe em postos de todo o País. A expectativa é imunizar, até o próximo dia 26, cerca de 90% das 54,2 milhões de pessoas que estão no público-alvo da campanha.

Em Ipu, a Secretaria de Saúde disponibilizou vários postos de vacinação localizados em pontos estratégicos em diversos bairros durante todo o dia. Veja no Slide baixo, as imagens de cobertura do nosso redator do Portal de Notícias Aconteceu Ipu, Afrânio Soares.

Ao todo, 36 mil salas foram equipadas para vacinar quase 240 mil pessoas. Também foram utilizados mais de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais, que possibilitarão a vacinação em populações que vivem em áreas de difícil acesso, como as ribeirinhas e os povos indígenas.“Hoje, o Brasil é o país que mais oferta vacina de influenza. Estamos adquirindo 60 milhões de doses para vacinar 54,2 milhões de brasileiros. A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita”, afirmou o ministro Ricardo Barros. Ele lembrou que ela é totalmente segura e pode evitar as complicações geradas pelos principais subtipos de influenza que circulam atualmente.

“É fundamental que a população-alvo aproveite a oportunidade do Dia D para procurar as salas de vacinação e se proteger antes da chegada do período de maior circulação dos vírus”, afirmou o ministro. A vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, ressaltou que a vacina demora, pelo menos, 15 dias para fazer efeito, por isso a importância de se vacinar o quanto antes para não ter contato com o vírus.

Afrânio Soares – Colaborador do Governo Municipal via Aconteceu Ipu. Fonte: Afrânio Soares – Colaborador do Governo Municipal via Aconteceu Ipu.
Compartilhar no G+