Ipu (CE): Secretaria de Saúde realiza a 1ª Conferência da Saúde da Mulher

Pela primeira vez em Ipu, a Secretaria de Saúde promoveu a Conferência de Saúde das Mulheres. As atividades foram desenvolvidas no Auditório da Escola Profissionalizante de Ipu e o tema central da Conferência foi “Saúde das Mulheres; Desafios para a Integralidade e Equidade”.

O prefeito Municipal Sérgio Rufino, a primeira dama Ana Rufino, o secretário de saúde Glaidson Martins, e a deputada Augusto Brito, assim como vereadores, secretários, profissionais da saúde, alunos da escola que recebeu o evento e o público em geral participaram do evento que ocorreu até as 14 desta quarta-feira (14/06) que lotou o auditório.

Depois da composição da Mesa e das falas de seus componentes, foi realizada a leitura para aprovação do Regimento Interno da Conferência. Na sequência, apresentado ao público os membros do Conselho Municipal da Saúde das Mulheres.

A deputada e enfermeira por formação e procuradora especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Ceará, Augusta Brito (PCdoB), proferiu a palestra “Vulnerabilidades e Equidade na Vida e na Saúde das Mulheres de Figueirão”.

Na sequência foram criados os grupos de estudos, um para cada eixo em que se dividiu a conferência. Eixos: Principal: Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; I - Papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II - O mundo d trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; III - Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres e IV - Políticas publicas para as mulheres e a participação social.

Depois foram votados os relatórios de cada grupo, apresentando suas indicações à Conferência Estadual, e eleitos delegados e suplentes à Conferência Estadual.

Para o secretário de saúde de Ipu a 1ª Conferência Municipal contribuirá com o crescimento da força feminina, objetivando um momento essencial para ampliar a discussão sobre a saúde das mulheres e uma oportunidade de reafirmar direitos, assegurar avanços e apontar diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher

Fonte: Ipu Notícias
Compartilhar no G+