Ipu (CE): Secretaria de Ação Social realizou a VIII Conferência Municipal da Assistência Social

“Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social foi o tema VIII Conferência Municipal de Assistência Social realizado pelo Governo Municipal de Ipu via Secretaria do Trabalho e Assistência Social, à frente o Secretário Antônio Carlos Amarante, evento importante acontecido nesta sexta-feira (14-07) no Auditório da Escola Profissional Antônio Tarcísio Aragão.

As conferências são importantíssimas, porque além de reafirmar o papel da assistência social como política garantidora de direitos e da necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade, o tema traz os usuários para o centro do debate.

A Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS foi representada pela Assistente Social, Sra. Maria Tereza de Araújo Serra, em sua palestra, a conferencista aprofundou seu debate sobre o tema, avaliando as políticas públicas no sentido de definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social com objetivos divididos em quatro eixos nesta etapa municipal. Essas propostas serão levadas pelos delegados eleitos pelos conferencistas de Ipu, para a segunda etapa da Conferência Estadual, em Fortaleza.

Foram selecionados os seguintes eixos:

Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

Eixo 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Fizeram-se presentes abrilhantando essa Conferência: – Sr. José Walfrido Dantas Bandeira (Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social), Secretário de Ação Social, Sr. Antônio Carlos Amarante da Silva, Instrutor GCM Nogueira, Chefe de Gabinete Sebastião Rufino, vereadores: Asarias Araújo, Maria Olinda Martins, Dr. Alberto Martins, Secretário de Esportes, Francisco Edivan Peres (Monga), Coordenadores e membros da Secretaria de Ação Social e demais autoridades presentes.

Fonte: Site da Prefeitura de Ipu
Compartilhar no G+