Ipu (CE): Sérgio Rufino inaugurou a Praça Esportiva Joaquim Lira, no Bairro Pedrinhas.

O prefeito Sérgio Rufino inaugurou na noite desta quinta-feira (24-08-2017) a belíssima Praça Esportiva Joaquim Lira de Sousa, localizada no Bairro das Pedrinhas. O evento festivo fez parte da Programação da Festa de Emancipação Política de Ipu, 177 anos. O referida obra atende o Projeto de Indicação da vereadora Arlete Mauriceia protocolado no Legislativo de Ipu em 10 de março de 2017, e hoje, prontamente atendido pelo Prefeito.

Dados Biográficos do homenageado: – Sr. Joaquim Lira nasceu no dia 17 de agosto de 1910, na cidade de Ipu, tendo por filiação Lino Martins de Sousa e Maria Vieira de Sousa. O pai era agricultor e sua mãe cuidava dos afazeres domésticos. Morava com os pais no terreno do Sr. Edgar Correa, nas proximidades da Bica do Riachão, deste município. De uma família de onze irmãos. Aos 18 anos, Joaquim Lira começou a trabalhar com o Sr. Abdoral Timbó, tendo o futebol como uma das suas paixões, jogando suas “peladas” e se destacando em campo. Em poucos anos se revelou como uma grande estrela do futebol ipuense. Participou de muitos campeonato e, diante dos títulos de campeão, adquiriu o respeito e a confiança dos dirigentes, sua fama de atleta do futebol se espalhou pelas cidades por onde passou jogando. Muitos o chamavam de “O Paredão do Ipu”, jogando como “beque central”, uma verdadeira muralha. O seu futebol era tão arrojado que foi contrato pelo Futebol Esporte Clube, recebendo o título de primeiro atleta ipuense a jogar numa equipe de futebol profissional.

O saudoso Joaquim Lira tocou na Banda de Música de Ipu, no período de 1932 a 1945, exerceu também, o ofício de sapateiro por muito tempo. Foi um dos sócios fundadores do Clube Artista Ipuense, e ainda, comerciante por mais de 60 anos. Em 1943 conheceu Maria Bandeira de sousa, sua futura esposa, onde nasceu do enlace seis filhos, pai cuidadoso e exemplar para os filhos. Faleceu no dia 18 de janeiro de 2013, com 102 anos, deixando bastante saudade aos familiares, amigos e conterrâneos.

Fizeram-se presentes na grande festa de inauguração, o prefeito Sérgio Rufino, a primeira dama do município, Sra. Ana Rufino, a vice-prefeita Antonieta Martins, vereadores, secretários, familiares do homenageado, demais autoridades e público presente.

Fonte: Site da Prefeitura
Compartilhar no G+