Ipu (CE): Centro de Artesanato do Ceará realiza cadastramento de artesãos do município

Em um trabalho realizado Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Ipu com o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do estado.

Esteve no Centro Vocacional de Ipu (CVT) no município uma representante da CEART (Central de Artesanato do Ceará), com a finalidade de cadastrar os artesãos de Ipu junto ao CEART, concedendo-lhe a Carteira de Artesão reconhecendo sua atividade.

Para o Secretário Sílvio Carvalho o Artesanato é uma das atividades mais antigas do mundo e se constitui como identidade cultural de um povo. "Em termos de economia, o mercado da economia criativa do artesanato movimenta 50 bilhões de reais por ano e temos, no Brasil, cerca de 8,5 milhões de artesãos. A posse da carteira de artesão representa para os mesmos, além da regulamentação de sua atividade, outros benefícios como isenção de ICMS no Estado do Ceará, participação em cursos de aperfeiçoamento, emissão de nota fiscal eletrônica avulsa, participação em Feiras e eventos até internacionais dentre outros." ressalta

Ao todo foram regulamentados 27 Artesãos através da avaliação da Técnica Dirce da CEART e renovando muitas outras. "É a SEDET gerando divisas e fomentando as cadeias produtivas locais." enfatiza. Para a técnica da CEART, Dirce Aragão poucos municípios atualmente tem um trabalho tão efetivo com a cadeia produtiva do artesanato quanto o Ipu. "A STDS e a CEART estão à disposição para novas parcerias como: cursos, feiras, visitas e etc" disse.






Fonte: Ipu Notícias
Compartilhar no G+