Ipu (CE): Escola das Pedrinhas foi beneficiada com Praça Sustentável

Mais uma escola municipal de Ipu foi beneficiada com o Projeto “Escola Sustentável com Vidas”, na manhã desta sexta-feira (27-10) a E.M.E.B. Nossa Senhora de Fátima inaugurou sua Praça Sustentável, Bairro Pedrinhas. Evento que contou com a participação da Secretária de Educação, Sra. Terezinha Rufino, Secretário do Meio Ambiente, Sr. Monteiro, e o presidente do Legislativo de Ipu, vereador Zeca Rufino e demais membros da Secretaria de Educação do Município.

A Escola recebeu uma nova reforma dentro do Projeto da Escola Sustentável com Vidas, visando conscientizar e instruir alunos a serem cidadãos que lutam por uma escola ambientalmente sustentável, além de vislumbrar os trabalhos desenvolvidos em salas de aula por projetos temáticos e as atividades artísticas, culturais e sociais com alunos, professores e comunidade do entorno da escola.

fr5 Para que os alunos possam vir a compreender as amplas e complexas questões que envolvem o sistema de coleta seletiva de lixo é fundamental oferecer-lhes a maior diversidade possível de informações e possibilidades de pesquisas que os coloquem em contato com diferentes realidades, levando-os ao interesse pelo que transcende a realidade imediata. Conhecer a diversidade aguça a preocupação ambiental estabelecendo vínculos diretos do grande número de espécies diferentes de lixo da escola e seu entorno, além dos problemas causados pelo mau manuseio do lixo, nos leva a necessidade deda caráter urgente de refletir sobre o fato de que tais problemas, de acordo com sua intensidade podem ser “absorvidos” (orgânicos e inorgânicos) ou não pelo ecossistema e que as conseqüências afetam, não apenas as áreas naturais, mas também o ambiente urbano e social.

FRP_9511Atualmente, um dos maiores desafios da humanidade é construir um planeta ambientalmente sustentável (o que infelizmente em alguns casos já é considerado uma utopia escola e seu entorno), mas para conservar a natureza é preciso antes entender sua importância na nossa vida. A consciência dessa relação de homem e natureza possibilita não apenas uma reflexão, mas também um investimento no desenvolvimento sustentável, através da pesquisa e da busca de novas formas de se relacionar com o ecossistema como um todo.

Pensando em todos os aspectos mencionados a sustentabilidade da visão o projeto ilumina a preservação da conscientização da comunidade escolar, como também uma questão de sobrevivência, para nós e para que as futuras gerações.

*** Documentário de “Vanda Souza” adaptado por Afrânio Soares (Web Designer do Gabinete do Prefeito).

Fotos de Fábio Paulino (Fotógrafo da PMI)

ESCOLA SUSTENTÁVEL EMEB NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - 27-10-2017 

Fonte: www.ipu.ce.gov.br
Compartilhar no G+