Novos 1.350 PMs iniciam patrulhamento na Capital e no Interior do Ceará

O Governo do Ceará realizou na manhã desta terça-feira (24), no Centro de Fortaleza, cerimônia para o início do patrulhamento policial pelos novos soldados da Polícia Militar.

Com o efetivo da região apresentado na Praça do Ferreira, o evento foi marcado por apresentação do governador Camilo Santana sobre como será a distribuição dos reforços, no total de 1.350 homens e mulheres, sendo 170 para a região central da Capital e corredor comercial da Avenida Bezerra de Menezes.

O chefe do Executivo esteve acompanhado do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, e de representantes das forças de segurança do Estado.

Na última sexta-feira (20), 1.350 novos policiais militares foram formados e se tornaram aptos a reforçar o trabalho nas ruas. Destes, 1.150 se dividirão em áreas da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza – 120 serão enviados para Juazeiro do Norte e 80 para Sobral a partir de janeiro.

Policiamento nas ruas

Apenas no Centro e na Bezerra de Menezes, 170 PMs foram somados ao efetivo. Camilo Santana explicou que o Governo do Ceará distribuiu os novos profissionais de forma estratégica em bairros de maior movimentação, como também em regiões caracterizadas por comércio, atrações culturais e turísticas. Avenidas como a Santos Dumont e a Dom Luiz terão duplas de policias em dezenas de pontos de grande trânsito e a periferia recebe aporte de centenas de policiais.

“Decidimos realizar esse momento para apresentar à população como vai ser a distribuição dessa nova turma de 1.350 policiais. Os corredores bancários, comerciais, as áreas turísticas em Fortaleza terão reforço policial a partir de hoje. Quase todo o restante da distribuição também ficará em Fortaleza, contemplando periferia, áreas litorâneas, regiões específicas. E alguns irão para Região Metropolitana, Juazeiro do Norte e Sobral. Nossa intenção é levar mais homens às ruas. Tanto que vamos ter outras turmas a partir de dezembro, para trazer ainda mais reforços”, observou o governador.

Turmas

Os 1.350 policiais foram formados na 1ª turma do concurso lançado em julho de 2016. Ainda restam duas outras turmas para formação, o que totalizará 4.200 novos PMs para o Estado. Atualmente, a 2ª turma aprovada no certame está em processo de formação na Academia Estadual de Segurança Pública. A 3ª turma cumpre etapa de inspeção de saúde.

Divisão em AIS

Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa enfatizou, durante o evento, o trabalho estratégico da SSPDS na hora de distribuir os novos soldados pelas Áreas Integradas de Segurança de Fortaleza e outros municípios. Ele explicou que cada localidade terá tratamento geográfico específico, considerando as carências de cada uma. “Nós temos a divisão do Estado em Áreas Integradas de Segurança. Em cada área temos atuação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense. Na Capital, são dez áreas e fizemos a divisão do efetivo com a preocupação para que cada região receba um reforço que colabore para resolução dos problemas de segurança”, disse.

BPRaio

Com os concursos na área da Segurança Pública e investimentos em estrutura, o Governo do Ceará pretende reforçar a luta pela diminuição da violência urbana nos municípios cearenses. Como ação de destaque dentro desta proposta está a implantação de unidades do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) por todo o Estado. “O Governo implantou o Batalhão do Raio nas regiões do Interior, e o efeito dele tem sido tão positivo onde ele está sendo implantado que nós resolvemos ampliar para todas as cidades acima de 50 mil habitantes. Por isso é preciso ainda mais investir em concurso, comprar equipamentos. Já implantamos unidades em Maracanaú e Caucaia. Agora vamos dobrar o efetivo de Fortaleza, com as primeiras equipes a partir do sábado que vem, na Messejana, e depois serão distribuídos novos homens na Vila Velha (31/10) e na Parangaba (7/11)”, anunciou Camilo Santana.

Fonte: Política com K
Compartilhar no G+