Ipu (CE): Artesãos receberam suas carteiras de Identidade Profissional

Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Ipu, estiveram reunidos na manhã deste sábado (11/11) com diversos artesãos, e representantes da Gestão Municipal e Vereadores na solenidade de entrega das carteiras da CEART dos artesãos que passaram por teste prático na última comissão da CEART em Ipu.

Ao todo foram entregues 28 (vinte e oito) carteiras profissionais de artesãos válida em todo o território nacional. O evento contou com as presenças de autoridades do município da gestão Seguindo e Avançando, como também vereadores.

Na ocasião foi ministrada uma Palestra sobre “A importância dos pequenos negócios na economia brasileira” proferida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Silvio Carvalho Bezerra.




O objetivo do Governo através da CEART, é fortalecer as entidades artesanais e colaborar para o avanço da política no Estado, são realizadas ações de capacitações de gestão empreendedora e tecnológica para o desenvolvimento de novos produtos, viabilização da participação dos artesãos em feiras e eventos; além do incremento na qualificação, organização da produção e comercialização do artesanato com foco na ampliação dos canais de comercialização, gerando assim uma renda maior para o setor.

A carteira de artesão e de trabalhador manual confere diversas vantagens, como: - Possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; Possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato; Acesso a incentivos fiscais (benefício dado somente em alguns estados); Isenção do ICMS na comercialização dos produtos; Facilidade de acesso ao microcrédito (empréstimo de pequeno valor a microempreendedores formais e informais); Acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA); Possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.

Fonte: Aconteceu Ipu
Compartilhar no G+