Ipu (CE): Asarias destaca a importância da qualificação da Atenção Primária à Saúde APSUS

                                                                       Foto: Ipu Notícias
Nesta terça-feira (21/11), aconteceu no Auditório da Escola Profissionalizante Antônio Tarcísio Aragão, uma oficina de qualificação da Atenção Primária à Saúde APSUS.

O Assessor Especial da Secretaria de Saúde do município de Ipu, Asarias Araújo, em entrevista ao repórter Ademir Gregório, destacou a importância do evento, e também falou sobre outros importantes assuntos em prol de uma melhor qualidade da saúde pública oferecida ao munícipes de Ipu.

Asarias salientou que recebeu o pedido do prefeito Sérgio Rufino para que possa acompanhar e contribuir com o seu trabalho desenvolvido na área da saúde, para que o município de Ipu consiga o selo Unicef.

Ouça o áudio dessa importante entrevista e saiba mais detalhes.



                                             Foto: Ipu Notícias
Estiveram presentes o secretário de Saúde de Ipu, Glaydson Martins e as assessoras técnica da Micro Regional de Saúde de Sobral e palestrantes Dra. Fátima Francelino e Dra Carina Guerra.

Também participaram Agentes de Saúde e Endemias, técnicos de enfermagem, enfermeiros, dentistas e coordenadores da secretaria de saúde de Ipu. Além da secretária de saúde Pires Ferreira e representes  de Hidrolândia.


As oficinas regionais possibilitam a apropriação e/ou compartilhamento de novos conhecimentos, sendo destinadas ao quadro técnico da Atenção Primária à Saúde (APS), compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares de saúde bucal, agente comunitário de saúde (ACS), agente comunitário de endemias (ACE), profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), pessoal administrativo, dentre outros. Importante ressaltar que o quantitativo desses profissionais nas oficinas regionais não poderá ultrapassar 50% das equipes de Atenção Primária dos municípios, recomendando-se que sejam escolhidos através de um colegiado de representação.

Com duração de um dia, as oficinas regionais seguem o mesmo escopo das oficinas estaduais, sendo intercaladas com a tutoria para equipes da APS dos municípios.

Compartilhar no G+