Ipu (CE): Auton Aragão conta com uma sala multifuncional para educação de surdos

O tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano chama atenção para os ”Desafios para a formação educacional de Surdos no Brasil”, assunto trabalhado cotidianamente na Escola de Ensino Médio Auton Aragão referência na cidade de Ipu, quando se fala de inclusão de Surdos no processo educacional.

A Escola conta com uma sala multifuncional sob a orientação da Professora Terezinha Pinto Bastos, que atende alunos com necessidades especiais, e um Professor de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, André Luis Ferreira, que acompanha, em sala de aula, todos os dias, três alunos Surdos num real processo de inclusão, auxiliando-os na aprendizagem, garantindo a igualdade de todos no acesso ao conhecimento e oportunidade iguais.


O dia 26 de setembro foi instituído como o Dia do Surdo, neste dia (26.09.17) nossos Professores André Luis e Terezinha Bastos desenvolveram um projeto com a seguinte temática “A importância da inclusão no ambiente escolar”, com o objetivo de incluir a Libras na Escola como forma de amenizar as barreiras que existem no processo comunicativo entre Surdos e ouvintes.

Foi um projeto que envolveu não somente nossos alunos Surdos, mas todos os alunos, professores e funcionários da Escola despertando a comunidade escolar para um assunto tão importante e cotidiano para nós. O trabalho desenvolvido deu suporte para o então tema da Redação do Enem 2017, como também outras ações desenvolvidas em sala de aula relacionadas a esse tema.

Ao lado disso, foi trabalhado em sala de aula, sobretudo nas disciplinas de Ciências Humanas, com os Professores Antonio Vitorino, de História, Ismael Aragão, de Geografia e Elaine Cristina, de Filosofia e Sociologia, assuntos como Igualdade de condições (Iluminismo, Democracia, Revolução Francesa, Globalização, Políticas Públicas) e o direito de acesso ao conhecimento produzido e acumulado pela Humanidade.

Sinceros agradecimentos ao grupo de professores que tão bem desenvolvem suas ações para fazer com que nossos alunos obtenham sucesso em seus projetos estudantis e pessoais.



Fonte: Blog da Escola Auton Aragão
Compartilhar no G+