Ipu (CE): Reportagem do G1 destaca chuva no município

Volume de água fez surgir várias cachoeiras na descida da Serra da Ibiapaba, em Ipu.

O município de Ipu, na Região da Ibiapaba do Ceará, registrou chuva de 54 milímetros entre a manhã de quinta e as 7h desta sexta-feira (9), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As fortes chuvas dos últimos dias fizeram com que a Bica do Ipu ficasse bem cheia. De acordo com a Funceme, já choveu 302 milímetros na cidade esse ano.

Mas a chuva também trouxe transtornos. Em uma passagem molhada, ficou difícil de trafegar. A força da correnteza causou um deslizamento de terra. A previsão é de mais chuva na região durante todo o Carnaval, inclusive com possibilidade de trovoada.

Precipitações

Choveu em 62 municípios do Ceará. Dados ainda parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que os três maiores volumes ficaram acima dos 50 milímetros. Foram eles: Ipu ( 54.0 mm), Quixeramobim ( 50.0 mm) e Graça ( 50.0 mm).

Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as chuvas foram provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico atuante no período da Quadra Chuvosa, que segue até maio, assim como da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principalmente no Cariri.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Ipu (Posto: Ipu) : 54.0 mm

Quixeramobim (Posto: Paus Brancos) : 50.0 mm

Graça (Posto: Graca) : 50.0 mm

Ipueiras (Posto: Ipueiras) : 34.0 mm

Ipueiras (Posto: Matriz) : 32.0 mm

Guaraciaba Do Norte (Posto: Limoeiro) : 31.0 mm

Quixeramobim (Posto: Riacho Do Algodao) : 30.0 mm

Porteiras (Posto: Porteiras) : 28.0 mm

Ubajara (Posto: Ubajara) : 26.7 mm

Quixeramobim (Posto: Riacho Verde) : 24.6 mm

Fonte: G1/CE
Compartilhar no G+