Ceará tem domingo de chuvas fortes em cidades de todas as regiões

Russas tem a chuva mais volumosa do dia, com 135 milímetros.

O Ceará tem chuvas fortes neste domingo (8) em cidades de todas as regiões, com precipitações de até 135 milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A região leste concentra as maiores chuvas deste domingo. Russas, Jaguaretama, Morada Nova e Monsenhor Tabosa tiveram acúmulo de mais de 70 milímetros nas últimas 24 horas.

O Ceará tem recebido chuvas diárias em todas as regiões desde o fim de março. As ocorrências devem seguir até meados deste mês, conforme a Funceme. A previsão para segunda e terça-feira (9 e 10) é de tempo nublado com chuva em todas as regiões.

Açudes

As chuvas que ocorrem desde o início do ano foram suficientes para abastecer açudes de pequeno porte. Atualmente, 107 dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão com menos de 30% da capacidade. Em dezembro de 2017, essa situação ocorria em 147 açudes.

Os reservatórios de maior porte seguem em situação crítica: o Castanhão, maior açude do país, tem 4,44% da sua capacidade máxima. Há cinco meses o volume era de 2,2%.

Já o Orós, segundo maior açude do estado, o volume atual é de 6,95%.

Fonte: G1/CE



Compartilhar no G+