Conselho Comunitário de Defesa Social de Ipu e Várzea do Giló é empossado

O município de Ipu e o distrito de Várzea do Giló agora conta com um Conselho Comunitário de Defesa Social. Os 20 conselheiros locais foram empossados durante o evento de posse que ocorreu nesta sexta-feira (27/04) no auditório da Casa de Cultura Valderez Soares.

Autoridades, representantes de associações, líderes comunitários, estudantes e demais cidadãos se unem para colaborar com a solução dos problemas de segurança pública, apoiando e auxiliando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

O Conselho é formado por uma diretoria eleita pela comunidade, para o mandado de 4 ano, assim constituída: Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Diretor de Direitos Humanos, Diretor de Relações Públicas e Diretor de Patrimônio. 


Conselho Comunitário de Defesa Social será presidida por Itajira Cajão


O principal objetivo é aglutinar cidadãos de todas as camadas sociais para participar, ativamente, na solução dos problemas de segurança do bairro, tornando-os agentes ativos no processo de construção de uma sociedade mais solidária e pacífica, somando esforços e dividindo responsabilidades para o aprimoramento da segurança pública e para o combate às causas da violência.

Os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) são formados, coordenados e acompanhados pela Diretoria da Cidadania/SSPDS sob o suporte institucional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, de acordo com o que preconiza o Decreto estadual 25.293, de 11 de novembro de 1998, sendo instrumentos facilitadores da participação de vários segmentos sociais na aproximação dos órgãos da segurança pública com a sociedade, buscando a difusão da Defesa Social e a promoção de uma cultura de paz.


Conselho Comunitário de Defesa Social será presidida por Ana Paula

O Conselho Comunitário de Defesa Social tem por finalidades, dentre outras:

Trabalhar em prol da Segurança de seus moradores; Desenvolver um trabalho auxiliar de combate às causas da violência; Promover palestras, conferências, fóruns, debates, campanhas educativas e culturais que orientem a comunidade na promoção da Defesa Social; Desenvolver e fortalecer junto aos seus moradores os princípios da amizade, união e solidariedade humana, estimulando a troca de experiências entre esta comunidade e outros bairros; Participar e/ou promover cursos de capacitação, encontros e outros eventos que propiciem a melhoria das ações desenvolvidas; Desenvolver e executar projetos sociais nas áreas de segurança, habitação, cultura, desporto, educação, saúde entre outras Estimular o desenvolvimento de valores cívicos e comunitários.

Estiverem presentes na solenidade de posse as autoridades militares: Coronel Aguiar da SSPDS, Major Vicente 7° BPM, Capitão Sandra da SSPDS, Tenente Gonçalves 7° BPM, Sargentos: Edvandro, Chaves e Miranda. Autoridades civis: Vereadora Olinda, Secretário Carlos Amarante, Chefe dos Escoteiros Sílvia, representante da Igreja Cleide, Conselho tutelar Edileuza, Guarda Municipal Farias e Psicopedagoga Cledina.

Fonte: Ipu Notícias
Compartilhar no G+