Transposição do Rio São Francisco deve chegar ao Ceará em agosto

Segundo Ministério da Integração Nacional, Eixo Norte está com 96% das obras finalizadas.

As águas do São Francisco devem chegar ao Ceará em agosto deste ano, informou o ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade.

Segundo ele, é prioridade do Governo Federal entregar o trecho da transposição ainda em 2018. Na última sexta-feira, 4, o consórcio Ferreira Guedes-Toniolo, Busnello recebeu a autorização para assumir as obras remanescentes da Meta 1N do Eixo Norte, que tem 96% das obras finalizadas, conforme o Ministério da Integração Nacional.

A estimativa é de que as águas da transposição do Rio São Francisco abasteçam mais de 7 milhões de pessoas em 223 cidades no Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte — sendo 4,5 milhões moradores da Região Metropolitana de Fortaleza.

Então ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho havia afirmado em março que a expectativa era de que as águas chegassem até julho. A obra de transposição do rio São Francisco para o Ceará já teve data de conclusão alterada por diversas ocasiões e motivos.

A última paralisação durou 13 meses, entre junho de 2016 e julho do ano passado. Após a retomada, o Governo Federal chegou a antecipar a entrega da obra, antes prevista para maio deste ano, para janeiro.

No entanto, nenhuma das três metas do eixo Norte — que impacta diretamente o Ceará — foi totalmente concluída até o momento.

Ao colunista Eliomar de Lima, conforme publicado ontem no O POVO, o diretor-geral do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Ângelo Guerra, havia informado que a obra só estaria concluída em outubro. Segundo ele, a retomada de atividades no canteiro deve ocorrer em junho.

Menos de 24 horas depois, porém, o ministro Pádua Andrade divulgou que mais de 1,2 mil profissionais vão trabalhar para garantir o cumprimento do prazo — agora em agosto.

ATÉ A CAPITAL

O caminho das águas do São Francisco até Fortaleza passa pelo trecho 1N.Da barragem de Jati, segue para o Riacho Seco, em Missão Velha, se onde continua até o Rio Salgado. Este, por sua vez, deságua no Rio Jaguaribe, que abastece o açude Castanhão. É daí que sai a água utilizada em Fortaleza e Região Metropolitana.

TRANSPOSIÇÃO ETAPAS

A obra de transposição do Rio São Francisco é dividida no eixos Leste (concluído em março de 2017) e Norte, que impacta diretamente o Ceará. O eixo Norte está 96% concluído, segundo o Ministério da Integração, e é subdividido em três metas:

META 1N (140KM)

Vai da captação no município de Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati, no Ceará.

META 2N (39KM)

Começa no reservatório de Jati e termina no reservatório Boi II, no município de Brejo Santo.

META 3N (81KM)

Estende-se do reservatório Boi II, até o reservatório Engenheiro Ávidos (Cajazeiras /PB).

Fonte: O POVO
Compartilhar no G+