Seminário vai reunir mais de 500 gestores


O Seminário Prefeitos Ceará 2018, começa hoje, no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Em que assuntos principais se ancora uma administração municipal? É sobre isso que mais de 500 gestores públicos vão debater, a partir desta segunda-feira (4) até terça (5), no Seminário Prefeitos Ceará 2018, no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Com o tema "Governança e Transparência", o evento está em sua sexta edição e é promovido pelo jornal Diário do Nordeste e pela Prática Eventos.

Os desafios da realidade de administrar uma cidade, como por exemplo, atração de investimentos, qualidade da educação pública, gestão de projetos, planejamento para o desenvolvimento municipal, desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, energia solar, controle social e participação cidadã, serão destrinchados entre palestras e debates. Interessados por quaisquer das temáticas também estão convidados.

Temas

O evento trata, em suma, de assuntos de interesse público, como despesas de órgãos municipais e formas eficientes de se aplicar recursos, cada vez mais escassos. Em linhas gerais, serão discutidos temas como: Desenvolvimento Municipal, Índice Geral de Governança, Indicadores e Resultados para Análise das Políticas Públicas, Modelo de Gestão Inteligente de Cidades, Energia Renovável para a Gestão Pública, Controle Social, Lei Eleitoral na Gestão dos Municípios, entre outros.

O Seminário tem a realização do Instituto Future, Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) e da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). Prefeitos, secretários, vereadores, dentre outros gestores são esperados, dos 184 municípios cearenses. Este é o maior encontro de autoridades locais do Estado, de acordo com a organização do evento.

O credenciamento para o seminário, bem como um café de boas-vindas acontecem a partir das 8h, seguido da solenidade de abertura, às 9h, com uma palestra Magna do governador Camilo Santana. Em seguida, o presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, às 11 horas, analisará o papel do "Controle e Governança Pública na Era da Transparência".

O Seminário Prefeitos Ceará 2018 prossegue ao longo da tarde de hoje e continua por todo o dia de amanhã.

Esta sexta edição é realizada em ano eleitoral, quando mais de 6 milhões de pessoas, em todo o Estado do Ceará, escolherão, deputados, senadores, governador e presidente. A Palestra de encerramento é, justamente, sobre o impacto da Lei Eleitoral na Gestão dos Municípios, com André Costa, presidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral (Icede).

Com patrocínio do Banco do Brasil (BNB), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), Indaiá e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE), o encontro "visa fomentar o debate sobre as melhores práticas de gestão e promover intercâmbio entre os municípios", como destaca o TCE.

O Seminário tem parceria com a Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino (Funcepe), Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Escritório de Planejamento e Administração Municipal (Esplam) e Prefeitura de Fortaleza.

Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE
Compartilhar no G+