Técnicos da Secretaria de Saúde de Ipu participam de curso sobre negociação coletiva e gestão de trabalho no SUS

O secretário de Saúde de Ipu Dr Antonio Glaydson Martins, juntamente com a Auditora da Saúde Dra Elizabeth Alves e o Assistente Social Dr Fco Jose - Zezé estão participando do Curso de Implantação da Mesa Nacional de Negociação Coletiva do Trabaçho no Sistema Único de Saúde - SUS na capital cearense.

[11:20, 21/6/2018] Asarias Tim: Conforme o site http://bvsms.saude.gov.br, a desprecarização do trabalho na saúde e o fortalecimento de mecanismos de negociação entre gestores e trabalhadores da saúde, bem como a implantação dos protocolos da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), em âmbito local e regional, são estratégias prioritárias do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), por compreender a negociação coletiva como instrumento fundamental na democratização das relações de trabalho no SUS.

Nesse sentido, a MNNP-SUS se apresenta como espaço legítimo de diálogo e pactuação entre gestores e trabalhadores e importante ferramenta para a gestão do trabalho na saúde, visando a melhoria das condições de trabalho e a qualificação dos serviços prestados aos usuários do SUS.

Os Cursos de Gestão do Trabalho e Negociação Coletiva no S U S – desenvolvidos em parceria com o DIE E E – têm como objetivo, por meio da qualificação dos negociadores, fortalecer as Mesas, potencializando o processo de negociação e as pactuações resultantes. Têm duração de 40 horas e aborda conceitos sobre a democracia e a democratização das relações de trabalho, mecanismos e procedimentos de negociação no âmbito do S U S.

O fortalecimento do SUS é assegurado quando se respeita os artigos de número 196 ao 200 da Constituição de 88. Que os técnicos do município de Ipu possam sempre se qualificar no intuito de fortalecer o SUS e os seus princípios. A Gestão Continuando Avançando têm dado total apoio ao gestor e aos técnicos da saúde para que o nosso município avance cada dia mais.

Fonte: ASARIAS ARAUJO
Compartilhar no G+