Presbifonia: nossa voz também envelhece

Resultado de imagem para voz

Assim como o corpo, nossa voz perde força, resistência e flexibilidade ao longo dos anos.

O envelhecimento causa mudanças em nosso corpo que transformam seu modo de funcionamento. Com maior ou menor impacto, as atividades da vida diária começam a se tornar mais difíceis com o passar dos anos - e com a voz não é diferente! No processo de envelhecimento natural, são esperadas mudanças nas estruturas responsáveis pela produção vocal.

O prefixo "presbi" significa envelhecimento e "fonia" refere-se ao som ou timbre da voz. Presbifonia é uma alteração vocal causada pelo envelhecimento natural da voz. É importante saber que este é um diagnóstico de exclusão, que é feito após verificar, por meio de um exame de laringe, que não há qualquer outra patologia vocal associada, como é o caso dos nódulos (popularmente chamados de calos), pólipos e edema de Reinke nas pregas vocais, por exemplo.

Também é importante diferenciar dois conceitos. Laringe é o local onde ficam as pregas vocais, que são responsáveis por produzir o som da nossa voz. Presbilaringe é como chamamos uma laringe envelhecida, com as mudanças estruturais esperadas pelo avançar da idade. Este diagnóstico também é realizado pelo médico após o exame de imagem que vê as pregas vocais e o interior da laringe por meio de uma fibra óptica. Caso a voz produzida nesta presbilaringe apresente alterações em sua qualidade, caracterizamos como uma alteração vocal (disfonia) por envelhecimento das estruturas, portanto presbifonia.

Fonte: www.minhavida.com.br
Compartilhar no G+